sábado, 2 de julho de 2011

Proerd de Mato Grosso no Acre

Proerd de Mato Grasso está no  Acre para

promover intercâmbio de informações

Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 02/07/2011


Cel-PM Jacques, coordenador do Proerd de Mato Grosso do Sul

Coordenadores e monitores do Programa de Educação e Redução as Drogas (Proerd) da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, estão no Acre após passar dor Porto Velho (RO).
No Acre eles participaram da formatura de 82 alunos e pais das escolas Francisco Bacurau e Fundação Bradesco, localizados a região do Bairro Mauro Bittar.  A comissão é chefiada pelo Cel-PM Jacques, figuram bem conhecida no meio e identificado com as causas de proteção aos jovens e adolescentes. É o coordenador do Proerd em Mato Grasso.
A equipe “Proerdiana” do Mato Grosso vem ao Acre e Rondônia prover intercâmbio de informações sobre o progresso que o programa tem alcançado em seu Estado e naturalmente conhecer o que está sendo feito na região.
Cel. Jacques fez uma palestra no final da tarde de sexta-feira para os “Proerdianos” do Acre. Na platéia, entre outras autoridades, o secretário de Segurança Pública Reni Graebner e o comandante geral da Polícia Militar do Acre, CEL-PM José Anastácio.
O oficial mato-grossense explicou aos acreanos que a Instituição Proerd tem recebido irrestrito apoio do comandante geral da PM de Mato Grosso da Assembléia Legislativa. No orçamento Estadual estão inseridas rubricas dedicadas ao Proerd na Polícia Militar e na Secretaria de Educação.
 Um deputado do Estado está ultimando o texto final de um Projeto de Lei transformando o Proerd em uma Fundação. “São essas boas noticias que estamos trazendo para o Acre. Na esperança que às autoridades daqui também assimilem essa visão de importância em combater as drogas em seu nascedouro.
Lembrou que o Proerd foi criando pela Polícia Americana de Los Angeles após  o fracasso em combater os traficantes. Sempre que se prende um, outro assume os negócios. Daí se entendeu que; se não houver consumidor, não haverá traficantes e, partindo desse proposto,  os jovens em sua formação  e sendo mais assediados pelos traficantes, passou a ser alvo de uma programa em que ele seja capacitado a resistir. Dizer não às drogas”.
Em meio a palestra do cel. da PM de Mato Grosso, diversos depoimentos dos presentes falando da causa. Ficou claro o comprometimento das autoridades acreanas, que haverá empenho concentrado para que “nosso” Proerd seja visto por outra ótica já no próximo ano. Com mais empenho de pessoas, capacitação, treinamento e recursos”.
“O Governado Tião Viana  tem priorizado às ações da segurança pública na questão de políticas que combatem  e previnam as drogas. As experiências de Mato Grosso e Santa Catarina,  são experiências a serem levadas para todo País. Nós aqui no Acre também vamos absolver essas boas práticas de proteção aos nossos jovens, além das que já estamos fazendo”, disse o secretário Reni Greabner.
 Para o monitor do Proerd/ Acre, sargento PM Leandro, o Proerd  no Acre  foi instituído em 1999. Neste período, já formou  82 mil alunos  em todas as fases do ensino fundamental e a partir deste ano, a meta e levar o programa também para os país.
A primeira boa experiência aconteceu na quinta-feira desta semana, entre pais de alunos da Fundação Bradesco e Escola Francisco Bacurau.
Lembrou que o Proerd no Acre conta com uma equipe de 62 pessoas entre oficiais  e praças. São 54 instrutores e oito monitores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário