segunda-feira, 18 de julho de 2011

Objetivos alcançados

Segurança Pública supera projeção de metas
 e reduz criminalidade em 31,6 por cento


Escrito por Nonato de Souza
Ascom/Sesp
Em 18/07/2011
Governador Tião Viana validou o Planop de Metas da SESP e está satisfeito com os resultados parciais
Os investimentos do Governo do Estado na área de Segurança Pública, conseguiram reduzir em 31,6 por cento, os crimes contra a vida em todo Estado. Os números foram atualizado esta semana.
Entre janeiro a julho deste ano foram consumados 171 crimes de homicídios contra 250 no mesmo período do ano passado. “Na prática foram poupadas 22 vidas”, afirma o secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner.
Este é o resultado de um Plano de Metas denominado de “Pacto Pela Paz”, concebido com ampla participação popular e gestores dos órgãos de Segurança Pública.
Basicamente, o Plano de Metas visa reduzir  a violência e a criminalidade, aumentando a  sensação de segurança da população. O plano é um “Elo” comum que interliga todos os órgãos de segurança que integram o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), por meio de suas estratégias de coerências, consistência, foco de benefícios de alto valor social para a população. 
A construção do Plano de Metas ocorreu em ocasiões distintas. No primeiro momento fez-se uma leitura do “Programa de Governo” para os próximos quatro anos, considerando-se as realizações de governos anteriores. Mais de 60 oficinas promovidas nos 22 municípios.
No segundo momento, ocorreu um estudo da situação da criminalidade nos últimos dez anos e definiu se – com todos os gestores do Sistema de Integrado de Segurança Pública (SISP) – os objetivos e metas a serem atingidas em 2011.
 Nesta fase, o Plano de Metas está sendo executado sobre os indicadores. O SISP opera com foco na redução dos crimes contra o patrimônio e dos crimes contra a vida, tendo como metas operacionais, a “Prevenção da Criminalidade” e a “Repressão Qualificada”.
Ações propostas e realizadas 
A implantação dos Conselhos Municipais de Entorpecentes, a criação de Fóruns Comunitários de Segurança Pública - um canal de diálogo permanente entre o Governo e a Sociedade -, pelo qual cada membro da comunidade pudesse opinar, sugerir ou mesmo exigir uma política de segurança pública, adequada a realidade de sua comunidade.
A criação das regionais de segurança pública. O fortalecimento de ações de combate as drogas e ao crime organizado, através de um eficiente serviço desenvolvido pela Diretoria Executiva de Inteligência e ações integradas das policias, Militar Civil e Funrepol, por todo Estado tem demonstrado até aqui, o acerto do Governo do Estado quando exigiu dos gestores de segurança pública, uma resposta imediata para a criminalidade que criava  apreensão entre a população.
A redução de 31,6 para os crimes contra a vida nos primeiros seis meses do ano é motivos de comemoração para todos que integram o sistema SISP.
Para o Governo do Estado, pelo acerto na tomada de decisões e para a população que vai reconstruindo a confiança nas instituições pública e particularmente na Segurança Pública do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário