terça-feira, 5 de julho de 2011

PORTO ACRE

Vereadores de Porto Acre reúnem se com secretário de segurança

Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 05/07/2011

Vereadores de Porto Acre, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 05/07, com o secretário de Segurança Pública. O encontro seria na capital, mas por iniciativa do próprio secretário, foi transferido para a câmara de vereadores local, com a participação dos 11 vereadores e o prefeito José Maria.

Na pauta, pedido urgente de providências contra a onda de criminalidade. Reclamação contra a ausência física do delegado de polícia civil. Ele mora na capital e falta de agentes e viaturas.
Porto Acre, segundo seus representes políticos, vive momentos de preocupações. A Polícia Civil encolheu em seu quadro. Por dispensa, devolução e mudanças de agentes. Enquanto o crime cresceu. São diversos assentamentos agrícolas com grandes aglomerados populacionais.
Nos projetos de assentamentos: Vila do V, INCRA, Pirapora, Tocantins, Qaquetá e Quatro Bocas, são altas a quantidade de droga circulante. Bares vendem sem nenhuma fiscalização para menores e adolescentes. A prostituição infantil se agiganta.
Não há dúvidas que o Governo do Estado vem investindo na segurança do Município, mas há muito pontos pactuais que precisam de solução.
No Ramal do Pirapora, o líder rural Edson Alencar Cruz garante que vem recebendo ameaças de mortes por partes dos madeireiros clandestinos.
 Vereadores acusam que no Projeto Qaquetá, já na divisa com o Estado do Amazonas, os marginais atuam nas duas fronteiras fugindo da jurisdição das polícias para agir. “Daí pedirmos uma ação integrada dos dois estados para combater os criminosos”, afirma o vereador Gilvan Félix (PPS).
O vereador Umberto Martins (PT) fala da grande quantidade de motos roubadas, levadas para a zona rural do Porto Acre e o vereador Elder Penha reclama da ampáfia do delegado de polícia civil.
O secretário Reni Graebner anotou tudo. Vai entrar em contato com o secretário de Polícia Civil para articular ações integradas junto com a Polícia Militar e Funrepol em data mantida sob sigilo.
Lembrou que muitas das solicitações já estão contempladas no Planejamento Estratégico de Metas para a segurança pública e as que não estão contempladas serão assuntos de pauta para a próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada - GGI, fórum de discussões cujas demandas são apresentadas diretamente ao governador no próximo dia 22.

Sobre Porto Acre

Porto Acre foi criado em 1993 por desmembramento do município de Rio Branco. Até o fim do século XIX fazia parte do território boliviano, cuja soberania era reconhecida pelo Brasil. Porto Acre chamava-se então Puerto Alonso e era sede do consulado do Brasil na região.

Durante a Revolução Acreana foi um local de importantes batalhas, e também capital da República do Acre, dissolvida posteriormente.

Hoje, a cidade é apenas memórias do que foi no passado, com apenas 1.841 habitantes vivendo no núcleo urbano, cerca de 13% da população do município, a cidade foi descentralizada, e sofre com a possível criação do município que compreende a atual Vila do V, parte da zona rural de Porto Acre, onde a agropecuária é um setor forte e onde boa parte da população vive.
Com a criação do novo município, com população estimada em 22 mil habitantes, boa parte das terras do município e da arrecadação serão retirados.

Geografia - Sua população em 2009 era de 14 682 habitantes e sua área é de cerca de 2 985 km² (4,6 hab./km²). Ocupando a décima sétima posição em área territorial, e décimo primeiro lugar em população. O maior projeto de assentamento de porto acre e o PAD Humaitá com 900 famílias e 61 hectares, os outros PAD são:

 Pad Humaitá (Vila do Incra)PA Caquetá/PA Porto Acre/PA Alonso (parte)/PA Espinhara II (parte)/PA Tocantins (parte)/PAE Barreiro/ PAD Humaitá (parte)/PDS Nova Esperança/ PE Pólo Leiteiro de Porto Acre/
Limita se ao norte com o Amazonas, ao sul com os municípios de Bujari e Rio Branco, a leste com o município de Rio Branco e a oeste com o município de Bujari.

Acesso - Rodovia AC-010O principal acesso ao município é por via terrestre, pela rodovia estadual Ac-010, que liga a capital Rio Branco à sede do município, num trajeto de cerca de 78 km. Outro meio de chegar à sede do município é por meio fluvial, pelo rio Acre, que corta a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário