segunda-feira, 18 de julho de 2011

Purus e o Plano de Metas

Segurança Pública vai ao Purus fazer ajustes para atingir Plano de Metas


Escrito por Nonato de Souza
ASCOM/SESP
Em 18/07/2011
Autoridades fazem balanço sobre o Plano de Metas no primeiro semestre e 2011 
Questões pontuais contribuíram para que a Regional do Purus, formada pelos municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa, não obtivesse o mesmo desempenho das demais regionais no Cumprimento do Plano de Metas de Segurança Pública, projetado para o primeiro semestre de 2011.
Por serem regiões isoladas e com pouca densidade populacional, a ocorrência de apenas um crime de homicídio a mais, representa um indicador negativo de 30%.
Em 2010 foram realizados na região 10 crimes de homicídios. A meta para 2011 era 12 e foram registrados 13 crimes.   A Regional do Purus, portanto, fechou o semestre no “vermelho” devido à realização de um crime a mais.
Esse crime serviu para ascender o sinal de alerta. No final de semana, o secretário de Segurança Pública Reni Graebner esteve em Sena Madureira. 
Na sexta-feira pela manhã, esteve reunido no Fórum do município com o Juiz de Direito Ednaldo Muniz dos Santos, a Promotora de Justiça, Vanessa Muniz de Macedo, o Delegado Geral de Sena Madureira, Antônio Alcestes Callil de Castro e comandantes do Batalhão da Policia Militar Ten-Pm Assis Martins dos Santos e Ten. PM Marilena Costa Chaves.  
Durante toda manhã foram reavaliadas as ação de cada instituição dentro do Plano de Metas e chegou se a conclusão que a sede do município sofreu um crescimento populacional significativo dos últimos anos. Os investimentos não conseguiram alcançar todas as demandas.
A construção de um Centro de Ressocialização de Menores, não foi concluída dentro do prazo previsto. O local para onde os menores infratores estão sendo encaminhados não atende as condições mínimas. É insalubre e os coloca em risco. 
A Polícia Militar se restringe de um contingente compatível com suas necessidades e a Polícia Civil se queixa de condições mais favoráveis em termos de equipamentos, para garantir mais agilidade nas investigações.  
O secretário Reni Graebner  (estava acompanhado do seu diretor operacional Alberto da Paixão, do secretário adjunto Ermício Sena e do coordenador Conselho Estadual Anti Drogas Professor Mário Elder - Conen) fez anotações. Ouviu muito e fez algumas ponderações. O que poderia resolver o fez de imediato e as demandas mais complexas serão discutidas nesta terça-feira com a participação da sociedade local, durante a implantação do Fórum Comunitário  de Segurança Pública.
 À tarde, o secretário fez uma visita individualmente a todos os gestores de Segurança Pública. Foi levar os agradecimentos do Governo do Estado pelo esforço de cada organização para cumprir as metas projetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário