terça-feira, 12 de julho de 2011

Visita ilustre

Chefe da Policia Boliviana visita o Acre e
 seu Sistema  Integrado de Segurança Pública
ESCRITO POR NONATO DE SOUZA
ASCOM/SESP
EM 12/07/2011

O Chefe da Polícia Boliviana - coronel Mário Luiz Chacon Calderon, acompanhado do Ajudante de Ordens Ten. Saúl Jonas Inclán Hichar e do sargento Martin Manari Huasco, foi recebido esta semana em visita oficial na capital do Estado, pelo Secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner e pela Diretora Executiva de Inteligência da Sesp,  Alieth Maria Gabriel Gadelha.
O oficial boliviano, baseado em Cobija/Departamento do Pando, veio retribuir a visita das autoridades brasileiras em Cobija no início de junho passado, onde se fazia presente o governador Tião Viana.
Em Rio Branco, recebeu das mãos do secretário de segurança Reni Graebner, relação elaborada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), com número de placas de 665 veículos com registros de roubos e furtos, a partir de 2009. “É possível que alguns desses veículos tenham sido levados para a Bolívia”, afirmou o secretário.
Chacon Calderon afirmou que a determinação do governo boliviano é não nacionalizar qualquer veículo circulando em solo boliviano que tenham sido produto de roubos e furtos e garantiu:
“Comprovado que o veiculo é procedência de furtos e seja recuperado pela Polícia Boliviana, será devolvido ao proprietário sem nenhuma burocracia”.
O secretário de segurança disse que tal disposição tranqüilizava as autoridades brasileiras. Orientou as vítimas de furtos de veículos a dirigirem se ao consulado da Bolívia em Brasiléia, portanto documentos que identifique o veiculo e naturalmente, o registro do Boletim de Ocorrência (BO).
Além do assunto relacionado ao furto de veículos, o coronel Chacon Calderon falou dos pontos de vulnerabilidade (fronteiras secas) entre os dois países, onde os traficantes podem usar como rota de contrabando ou tráfico de drogas: Capixaba (Vila Evo Morales) Plácido de Castro (Vila Montevidéu) Xapuri, Acrelândia, Epitaciolândia e Brasiléia.
Disse da disposição da Bolívia em implantar postos de fiscalização ao longo da fronteira para coibir o tráfico de drogas, roubos de veículos e tráfico de pessoas e ouviu das autoridades acreanas que o Governo Federal está implantando o Policiamento de Fronteira - Profon, com a participação de policias  federais, militares e  da Força de Segurança Nacional.

Agenda diversificada e boas impressões

VISITAS - Ainda no prédio da Secretaria de Segurança Pública a comitiva boliviana assistiu uma apresentação  do Programa SIGO – poderosa ferramenta da Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (SISP) que identifica os suspeitos através de um banco de dados integrado a todo sistema de segurança do Acre e do Pais.
NA POLÍCIA MILITAR - Conheceu pormenores da Corporação Polícia Militar e suas atribuições. Número da tropa, de armas e viaturas. Visitou o Comando Geral do Corpo de Bombeiros e demonstrou interesse em promover intercâmbio de conhecimento e especialização através de cursos bilaterais.
OCA - Conheceu o Centro de Atendimento ao Cidadão (OCA) e se impressionou com a organização, funcionalidade e o número de cinco mil  pessoas atendidas diariamente.
 GOVERNADOR - Por fim, fechou à agenda de visitas, em uma rápida audiência com o Governador Tião Viana de quem ouviu votos de cooperações e a disposição do Governo Acreano em colaborar no que possível “para o bem estar  dos acreanos e dos bolivianos” a quem sempre os trata como irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário