terça-feira, 12 de julho de 2011

Furepol em Porto Acre

Funrepol participa de mega operação policial

em Porto Acre no último fim de semana

Escrito Por Nonato de Souza
Ascom/SESP
 Em 10/07/2011

As vilas INCRA e do “V” e toda linha Novo Horizonte do Projeto Tocantins, foram alvo da ação policial integrada. Ao final, Bares fechados, três prisões e apreensão de duas armas de fogo.

 

Uma mega operação articulada entre as Polícias Civil e Militar, agentes do Fundo de Reaparelhamento Policial (Funrepol) e servidores da Diretoria Executiva de Inteligência da SESP, surpreendeu os habitantes de Porto Acre no último final de semana, pelo aparato montado e pela distância percorrida.
À ação policial já é saldo debitado ao Fórum Permanente de Segurança Pública, instalado no Município de Porto Acre, no último dia 5.
Durante a implantação do Fórum, uma reunião foi antecedida entre o Secretário de Segurança Pública, Reni Graebner o secretário adjunto Ermicio Sena, o prefeito José Maria e todos os vereadores de Porto Acre.
A sensação de insegurança foi o tom do encontro. Havia clamor generalizado contra o crescente aumento da criminalidade, capitaneado pela proliferação das drogas, pedofilia e prostituição infantil.
Muitas reclamações contra a venda indiscriminada de bebidas alcoólicas para menores e funcionamento de bares, sem nenhum tipo de fiscalização e/ou em desobediência a Portaria da SESP, que regulamenta horários de funcionamento de bares, boates e restaurantes, conforme sua categoria. Daí o pedido formal da presença de uma equipe do Funrepol no acompanhamento da blitz policial.  
Saldo de três prisões e apreensão de armas de fogo

O comandante do batalhão da PM em Porto Acre, 1º Ten. PM Antônio Carlos da Silva e o delegado de Polícia Civil Ary Régis, estavam no comando da operação. O aparato policial era formado por 15 agentes da Polícia Militar, oito agentes de Polícia Civil, as agentes do Funrepol, Nívea Santa Vila Nova e Gleice Pereira Justa da Silva além de agentes do Departamento de Inteligência, em um comboio de sete viaturas e duas motocicletas. O ponto de partida por volta de 22horas aconteceu do pátio do batalhão da PM. 
Foram vistoriados todos os bares em funcionamento nas Vilas do INCRA, Vila do V, a sede do município de Porto Acre e projeto Tocantins, mais especificamente um bar, localizado a 22 km do Novo Horizonte dentro do Projeto Tocantins, na divisa com o Estado do Amazonas, onde a equipe chegou por volta de 02h30min da manhã de domingo.
A chegada da policia era totalmente inesperada. Foi constado um grande número de motocicletas de procedência duvidosa. Por falta de serviço de comunicação com o CIOSP na capital não foi checar a origem das motocicletas.
No Bar de Seu Elias, o médio pecuarista Francisco Gomes (Galego) 46, foi preso por portar na cinta um revolver calibre 38, para o qual não tinha a expedição de porte.
Antes, a Polícia já havia apreendido um revolver calibre 38 em pode do comprador de gado Pedro Raimundo Ferreira Lima 39. Ele caiu durante a revista entre os presentes na Boate Norte Clube Brasileiro, cujo proprietário, Carlos Augusto de Aquiles, foi notificado pelo Funrepol devido à presença de menores no interior do recinto.
Ao final da operação a sensação do dever cumprido. As equipes foram reunidas para os agradecimentos de praxe no batalhão da PM na Vila do INCRA por volta de 4 horas de domingo. O retorno para Rio Branco e chagada a capital por volta de 5: hs12min de domingo.
Alem das armas apreendidas, as prisões e lacres de alguns bares, não houve registro de incidentes a lamentar. A população ouvida se disse finalmente confiante nas instituições policias e por unanimidade votam em que outras operações semelhantes, venham acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário