quinta-feira, 30 de junho de 2011

SESP reduz indices de criminalidade em 38,8%

Segurança Pública reduz crimes
de homicídios em 38,8% no  Estado
Escrito por Nonato de Souza
Ascom/Sesp
Em 30/06/2011
Os números serão apresentados na reunião de governança agendada para o próximo dia 28

Na Secretaria de Segurança Pública (SESP), o clima é de euforia. O planejamento estratégico de metas para redução dos índices de criminalidade, previsto para o primeiro semestre de 2011, foi alcançado com louvor.
Nesta semana aconteceu a 3ª reunião da Comissão do Sistema Integrado de Segurança Pública (Comsisp). A comissão é formada por SESP, Bombeiros, Detran, Polícia Civil, Policia Militar e Iapen. A reunião aconteceu na biblioteca do Centro Integrado de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública - CIESP.
Na pauta, apresentação dos indicadores demonstrando uma redução nos crimes de homicídios consumados em 38,8% em todo Estado. Em números, houve uma redução de 29 homicídios em relação ao primeiro semestre de 2010. 
A diretora de gestão de planejamento estratégico da SESP, Francisca Antônia (Bethe) afirma que a previsão era que ocorressem 92 homicídios consumados em todo Estado para se contrapor aos 103 consumados no primeiro semestre de 2010. “Felizmente ocorreram apenas 63 homicídios, 29 a menos que no mesmo período do ano passado”.
 Para o secretário de Segurança Pública Reni Graebner, há fortes perspectivas que esses índices sejam reduzidos ainda mais no segundo semestre. “Enfrentamos dificuldades de material humano e viaturas. Temos a garantia da contração de mais 160 - agentes para a polícia Civil. As viaturas que precisamos já foram garantidas pelo senhor Governador Tião Viana. Esse reforço vai garantir que todas as metas de redutor de criminalidade, sejam alcançados”.
A Consumação de crimes por regional
Em Rio Branco a redução de crimes de homicídios consumados alcança o mesmo percentual do Estado em 38,8%.
A 1ª Regional alcançou uma redução de 100%. Em 2010 foram assassinados nesta regional 9 pessoas. A meta prevista era que ali ocorressem 7 crimes de homicídios e para alegria geral, nenhum um crime foi registrado entre janeiro a junho deste ano. 
Na 2ª Regional ocorreram 14 homicídios no primeiro semestre do ano passado. A projeção era que em 2011 o número chegasse ao máximo em 11 homicídios. Graças ao planejamento e empenho de uma segurança articulada e integrada, foram registrados apenas cinco crimes.  O saldo de seis vidas poupadas representa 64,3 % a menos.
Na 4ª Regional a redução dos crimes de homicídios foi de 50 %. No primeiro semestre do ano passado ocorreram 12 homicídios contra seis  homicídios em 2011.
 A 3ª e 5ª Regionais apenas dos esforços. Prisões e grande apreensão de drogas o resultado não foi tão bom quanto nas demais. Na 3ª Regional por exemplo, o 1º Semestre de 2011 fechou no vermelho com registro de um crime a mais em relação ao 1º semestre de 2010 A previsão  era de 7 crimes e foram registrado 8. Na 5ª Regional havia a previsão de registro de 7 crimes e foram registrado 11.
Em que pese esses saldos negativos nas duas regionais,  foram registrados 10 crimes de homicídios  menos que n 1º semestre do ano passado. Um dado muito comemorado na a Segurança Pública no Acre.
Os indicadores de todo o Estado
Nos municípios do interior, os números também são altamente satisfatórios. Na região do Baixo Acre, formado pelos municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre e Senador Guiomar, a redução dos crimes de homicídios consumados foi 73,7%.
No primeiro semestre de 2010 foram registrados no “Baixo Acre” 19 crimes de homicídios consumados. A previsão para o 1º semestre de 2011 era de  14 crimes mas felizmente só foram registrados  cinco, portanto  9 (nove) crimes a menos em relação ao ano anterior.
De forma simplificada e didática, o setor de estatística da SESP levou para a 3ª Reunião  da Comissão de Segurança Pública  gráficos demonstrativos da redução de crimes de homicídios em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário