quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bujari sem Violência

População do Bujari reconquista sensação de

segurança após medidas enérgicas da SESP

Escrito por Nonato de Souza
Ascom / SESP
 Em 16/06/2011



O secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner, esteve na manhã desta quinta-feira, 16, participando de mais uma reunião convocada pelo movimento comunitário “Bujari Pára  por Segurança”.

O encontro aconteceu no Centro Cultural do Bujari. Contou com a participação de delegados, oficiais da Polícia Militar, Comerciantes, Políticos e representantes  de setores organizados da comunidade como federações e sindicatos.
Estava agendado desde o último dia 7 deste mês. Data em que as famílias  “fecharam” a BR-364 (que cruza o município em direção a Cruzeiro do Sul)   em protesto – segundo eles – por falta de segurança.  Pediam a imediata elucidação  de vários roubos e furtos.
No bojo das reivindicações nem o prefeito – que também participou do movimento -  ficou imune as críticas. Contra à administração municipal, reclamação  por falta de iluminação pública, intrafegabilidade, terrenos baldios encobertos por mato  e  coleta de lixo.
No quesito segurança, além de uma resposta para a onda de violência que os bujarienses estavam sendo vitimas, a necessidade da permanência de um delegado de polícia civil em tempo integral (o delegado do Bujari, Reginaldo Pereira reside na capital, a 22 km de distância), e mais estrutura  funcional da Polícia Civil. O quadro de agentes é  antigo. A maioria dos agentes  policiais já estão aguardando aposentadorias.
Por parte da Polícia Militar, rondas sistemáticas  no centro comercial.  E a noite, em portas de escolas para inibir à ação de traficantes de drogas.
A reunião de hoje serviu para avaliar os avanços do movimento. Todos foram unânimes em elogiar as decisões rápidas e objetivas. Parabenizaram às autoridades presentes “pela elucidação e prisão  de cem por cento dos bandidos que promoviam violência no Município”, disse o vereador Mário Elder.
A comerciante e professora   “Zilmar” reconheceu que 90 por cento das reivindicações estavam  contempladas e o prefeito João Teles, o  “Padeiro”  disse que está vendo seu município hoje “com há 20 anos atrás”, lembrando saudosista quando às famílias  não viviam com o sentimento do medo e “chegavam a dormir com portas e janelas abertas”.

Fórum Comunitário  será implantado  na próxima semana

O sub secretário de segurança pública  Ermício Sena também presente a reunião, garantiu que a instalação de um “Fórum Comunitário de Segurança Pública” vai estabelecer um canal de diálogo permanente com  a comunidade e garantiu que após o fórum, “a população não terá mais  motivos para fazer manifestos públicos pedindo segurança”.
E continuou: “Quando um fato relevante justificar e assim julgar  necessário própria comunidade será convocada pela coordenação. A SESP  deverá ser  convocada  e discutirá, em conjunto com representantes de todos os setores da sociedade, “qual o melhor caminho  e que providencias serão tomadas”.
O secretário Reni Graebner garantiu aos presentes a segurança da população é uma das prioridades do Governo Tião Viana. O senhor governador tem nos determinado  a representá-lo nas reuniões sobre segurança pública. Falar em seu nome   que a preocupação da comunidade do Bujari contra a violência é também, uma preocupação do Governo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário