segunda-feira, 6 de junho de 2011

Combatendo as drogas

CONEN ministra curso de prevenção

contra uso de drogas em Xapuri

Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 05/06/2011

Trinta e cinco representantes de entidades civis e instituições públicas foram capacitadas pelo Conselho Estadual de Entorpecentes  (CONEN)  como multiplicadores das políticas públicas contra usos de drogas.

Entrega de certificados ao concludentes do curso de prevenção às drogas em Xapuri
Representantes de diversas instituições do Município de Xapuri estiveram reunidos neste fim de semana no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antero Soares Bezerra, participando de um curso de “Formação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso abusivo de Álcool, Tabaco e outras Drogas”.

O curso foi ministrado pelo coordenador do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN) professor Mário Elder de Melo Lima. A aplicação do curso aconteceu na pousada ecológica do Seringal Cachoeira. O encerramento e a entrega dos respectivos certificados aconteceram na manhã de sábado, dia 4/06/2011.
Presentes ao evento, o secretário de Segurança Pública (SESP) Ildor Reni Graebner, diretor de operações da SESP Delegado (aposentado) DPF Alberto da Paixão Nascimento, o Secretário Especial da Juventude, Thiago Higino e o prefeito de Xapuri, Ubiraci Vasconcelos, o “Bira”.

Trinta e cinco representantes de diversas instituições públicas e privadas, onde se incluem: Núcleos de Educação, Conselhos estadual e municipal de Saúde, Polícia Militar (Proerd), Policiamento Comunitário, Escolar e Florestal, Conselho Tutelar, Igreja, Federações e Sindicatos, estão capacitados à atuarem, como multiplicadores nos cursos de prevenção as drogas.

Avaliação do curso

O coordenador Estadual do Conen, Mário Elder, disse que a atual administração estadual tem priorizado a implantação de políticas preventivas contra as drogas ilícitas no Estado:  “Nunca fizemos encerramento de um curso semelhante com a presença de um secretário. Quando o dr. Reni não pode participar, se faz representar pelo seu diretor de operações, o Delegado Alberto da Paixão”.
Elder incluiu na programação do curso, uma avaliação presencial entre os participantes sobre seu próprio desempenho. Em uma tira de papel, cada um escreve uma frase com avaliação do que aprendeu. As tiras dobradas são colocadas em balões e depois de cheios, são estourados. As tiras pegas de forma aleatórias e lidas por quem as pegou. Assim à avaliação é isenta democrática e confiável. A autoria da frase não pode ser identificada. Na avaliação dos alunos o curso foi excelente.  

Elder explica ser prazeroso treinar as pessoas a prevenirem se contra as drogas. Avalia que: “a dependência química é uma doença social, com características de epidemia, com custos econômicos e sociais vultosos. O dependente químico é um cidadão debilitado, tem sua capacidade produtiva entorpecida e pode vir a causar grandes danos aos outros cidadãos, à sociedade e a si mesmo”.
Prefeito Ubiraci agradece apoio político

Ubiraci Vasconcelos (Bira)
Xapuri tem uma população de 11.965 habitantes e fica distante da capital apenas 156 km. Acesso facilitado por via terrestre asfaltado, o deixa vulnerável às ações dos narcotraficantes que migram da capital.
Durante o encerramento do curso, o prefeito Ubiraci (BIRA) Vasconcelos assinou a Lei nº 659 de 02 de junho de 2011, criando o Conselho Municipal de Atenção as Drogas – COMAD. Garantiu que os conselheiros serão nomeados entre os dias 20 a 24 do corrente, quando acontecem as atividades da Semana Nacional Antidrogas.
Reconheceu o esforço do Governo do Estado para combater o uso de drogas ilícitas e agradeceu o esforço concentrado da Câmara de Vereadores do seu Município, ao aprovar em tempo recorde e por unanimidade o Decreto Lei, “numa demonstração inequívoca que a classe política de Xapuri também está engajada nesta luta”.

Segurança sem tolerância com traficantes

Ildor Reni Graebner
O Secretário de Segurança Pública, Reni Graeber, garantiu aos participantes que as políticas de prevenção e combate as drogas são prioridades no plano de metas elaborado pela SESP para os próximos quatro anos. É uma determinação pessoal do governador Tião Viana para não economizarmos esforços, seja no apoio operacional, logístico e técnico, para o sucesso no desempenho dessa política.
Graebner disse que o resultado dessa política, são apreensões de grandes quantidades de drogas e prisão de traficantes diariamente. Ele aproveitou para informar que naquele momento estava sendo informado da prisão de traficantes e apreensão de 4.5kg de drogas no Posto Tucandeira, na BR-364. E concluiu; “O governo do Estado, através das polícias Militare Civil, não permitirá qualquer tipo de tolerância com os narcotraficantes”.
Diretor de operações

Alberto da Paixão
O diretor de operações da SESP Alberto da Paixão Nascimento, disse que todos devem se unir contra as drogas. Falou de suas experiências e convívio diário com drogas durante os anos na ativa como delegado da DPF. Pediu que a sociedade não fosse omissa...
“Procurem os meios seguros e confiáveis para denunciar os traficantes. Ajudem a policia a combater essa atividade criminosa e perversa, responsável pela desestruturação dos lares e disseminador da violência no nosso País”.
Secretaria da Juventude
 
A Secretaria Especial da Juventude, também tem participação nas ações e políticas públicas de prevenções contra as drogas. O secretário Thiago Higino, infirmou que está mobilizando a juventude do Estado para uma participação mais efetiva. Queremos nossa juventude trabalhando na formação dos conselhos municipais antidrogas. “Seja em campanhas de esclarecimento ou na indicação de seus representes na formação dos conselhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário