sexta-feira, 24 de junho de 2011


Fórum comunitário de Segurança é implantado no Bujari
Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 24/06/2011
 O município do Bujari, distante 20 km de Rio Branco é o segundo município acreano a instalar seu Fórum Comunitário de Segurança Pública. O processo de instalação dos fóruns no interior começou por Xapuri, dia 7 de maio.
De acordo com o coordenador do programas de instalações de Fóruns  secretário adjunto de Segurança Pública Ermício Sena, a  iniciativa é inédita.
“Há no Brasil um movimento em torno de Conselhos de Segurança Pública, mas o modelo adotado no Acre é diferenciado porque permite uma flexibilidade na mobilização tanto das instituições formais quanto das informais”. 
A cerimônia de instalação do Fórum Municipal de Segurança Pública em  Bujari aconteceu dia 21 deste mês. Contou com as participações de representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada.Todos puderam expor as suas propostas e eleger seu coordenador de forma transparente e democrática.
A prefeitura representada pelo prefeito João Teles (padeiro), o Ministério Público (promotor Adenilson Souza) a Polícia Militar (Comandante José Anastácio) a  Secretaria de Segurança Pública (Sec. Adjunto  e diretor de operações Ermicio Sena e Alberto da Paixão (respectivamente) Polícia Civil - delegado Reginaldo Barreiros -, vereadores, comerciantes, estudantes, líderes sindicais e comunitários.
A idéia dos Fóruns é permitir que este debate aconteça de forma integrada.  Outra novidade é que o Fórum não cria uma nova instituição: ele atua como mobilizador das existentes.
O Secretário Adjunto de Segurança Pública, Ermício Sena, resume a iniciativa: “Os governos da Frente Popular, através da integração de nossas forças policiais, das conferências de segurança pública, da integração de políticas públicas e principalmente das oficinas do Plano de Governo Tião Viana nos permitiram construir um Plano de Metas de redução da criminalidade e da violência”.
Segundo Sena, o plano passou por várias fases na sua construção, mas uma das principais é a validação na sociedade.  Acrescenta que os fóruns permitirão que a sociedade debata e ajuste as operações que os órgãos de segurança pública definiram como prioritárias. “Outra novidade é que os resultados destas reuniões poderão ser enviados ao Comitê de Governança, que reúne quinzenalmente sob a presidência do Governador Tião Viana”, destacou.
 A parte final da implantação do Fórum é a eleição  do coordenador e seu suplente. Os nomes são escolhidos durante os seminário e eleitos  por intermédio do aceite da maioria. Sem ingerências externas, prevalecendo apenas a vontade dos presentes.
Dentro deste critério foram eleitos a ativista cultural e sindical Edna Alves Belém como coordenadora e vice ficou sendo o pastou evangélico Osvaldo da Silva  Loiola.
São essas pessoas que serão acionadas quando necessário  reunir o Fórum Comunitário para debater e buscar alternativas para  diferentes  problemas que surgiram naquela comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário