terça-feira, 14 de junho de 2011

Comunicação da segurança

Comissão de segurança do Acre foi a
Campinas conhecer central de comunicações
Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 14-062011
Major Amir, Marcos Alves Ferreira, diretor do CimCamp, delegado Henrique, Sub-ten Genival e Rubens Saab
Dentro do processo de modernização que o Governo do Estado está implantando no setor de Segurança Pública, a substituição de equipamentos tecnicamente obsoletos é uma das prioridades.
Na semana passada, uma comissão formada pelo Major-PM Almir Lopes de Souza e o Delegado de Polícia Civil, José Henrique Maciel Ferreira (diretor geral e diretor operacional respectivamente), o sub Ten-PM Genival Gomes da Silva e o coordenador do serviço de Rádio da Secretaria de Segurança Pública do Acre, o agente de polícia Civil Rubens de Oliveira Saab, esteve em Campinas (interior de São Paulo) visitando o Centro Integrado de Monitoramento de Campinas (CimCamp).
O CimCamp é hoje referencia no Brasil, em operações de monitoramento com Câmaras de Vídeos, Radares e Sistema de Rádios Digitais de Comunicação utilizados por agentes e ainda o setor de atendimento ao público.  Alí é feito o monitoramento de 317 Câmaras espelhadas em 143 pontos da cidade.
Rubens Saab concorda que nosso sistema de comunicações está em desuso na totalidade dos estados brasileiros. “Hoje ainda operamos com serviço de rádio analógicos, vulneráveis  a escuta por estranhos á segurança pública. Isso naturalmente compromete em muito, nosso serviço de inteligência. Ficamos bem impressionado com a tecnologia implantada no CimCamp”.
Trabalham de forma integrada representantes da Guarda Municipal, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, (EMDEC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU), Serviço Técnicos Gerais ( SETEC),  Defesa Civil e mais cinco outros  órgãos,  além das secretarias de Saúde, Educação e Infra-Estrutura.
“A integração entre esses órgãos permite, por exemplo, que a partir da constatação de uma ocorrência é possível se traçar um diagnóstico da necessidade de atendimento e acionar os agentes das áreas envolvidas para tomada de decisão.”
“O nosso centro integrado CIOPS pode até atender nossas necessidades, mas envolve apenas os setores de segurança, composto por polícias civil, militar e corpo de bombeiro”.
 Para nosso coordenador do serviço de rádio Rubens Saab, “os paulistas foram extremamente receptivos e amáveis com a delegação acriana”. Agradeceu ao tem. Coronel da Polícia paulista João Carlos Arraez, Major PM Elber (sub-comt. do 8º BPM Campinas –SP), Maj-PM  Beneducci (chefe da 5ª Seção – 8º BPM) e Marcos Alves Ferreira, diretor do CimCamp.
 O Secretário Reni Graebner se encontra em Brasília e no seu regresso a Rio Branco receberá o relatório de viajem da comissão acriana. As demandas naturalmente serão levadas ao conhecimento do Governador Tião Viana para providencias e definição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário