quarta-feira, 4 de julho de 2012

Sena Madureira té Polícia Comunitária

Sena receberá ações de polícia comunitária
como reforço no combate a criminalidade

Nonato Souza
ASCOM/SESP-AC
EM 27/06/2012

Autirdade prestiagiam em Sena Madureira a aula inuagural do Curso de Polícia Comunitária
Sena Madureira será cenário do 1º Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. A Secretaria de Segurança Pública – SESP, através da coordenadoria de Polícia Comunitária está convidando às autoridade e a comunidade em geral, para participar da solenidade da aula inaugural do curso dia 2 de julho, às 8.hs no Centro de Educação Permanente - CEDUP.

A motivação do evento naquele município é o resultado do trabalho de Analistas Criminais da SESP. Eles acabam de concluir um estudo criminológico e cientifico, identificando o repentino aumento nos índices de criminalidade em Sena Madureira, à 145 km da capital.

O estudo identifica: local, horário, motivação do crime, arma usada para a prática do delito e o perfil social e criminal do infrator. Como solução do problema, houve a necessidade de instalação de Bases Comunitárias de Segurança Móvel - BCSM, nos bairros, Pista, Vitória e Cristo Libertador, regiões identificadas como protagonistas das ações de gangs e ação isoladas de traficantes, responsáveis pela sensação de insegurança no Município.

A força policial atuará de forma integrada e ocupará as citadas comunidades com policiais civis e militares do 8º Batalhão da PM baseado em Sena Madureira. No máximo até agosto recebe o reforço de cerca de 20 policiais PMs que estão concluindo o curso de formação de PM na Capital.

O coordenador do Programa de Polícia Comunitária de Rio Branco, Major-PM Almir Lopes, disse que à ação integrada das polícias em Sena Madureira irá trabalhar com a mesma filosofia das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro e outras nomenclaturas usadas por comandos militares do resto do País, mas todas dentro do contexto da Polícia Comunitária.

“O Acre optou por não fugir das origens e manteve o nome de Polícia Comunitária”, afirma. A Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP – já garantiu os recursos para aquisição de duas Bases Comunitárias de Segurança Móvel. Elas ficarão nos bairros escolhidos o tempo necessário ao restabelecimento da paz e acompanhará a criminalidade para onde os delinqüentes migrarem.

O Secretário de Segurança Pública Reni Graebner, informou que as determinações do Governador Tião Viana é resgatar a paz e garantir a segurança da comunidade de Sena Madureira. “Não vamos economizar esforços. O Governador está garantindo toda estrutura necessária ao desempenho dos nossos agentes de polícia. Sena voltará ao clima de tranqüilidade que sempre serviu de orgulho da população”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário