quarta-feira, 18 de julho de 2012

salvando vidas

Ciopaer resgata índios enfermos da
aldeia Alto Bonito em  Rio Enviara

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 18/07/2012




O Centro Interado de Operações Policial Aérea (CIOPAer) base das operações do Helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (João Donato) foi acionado as 13:20hs., desta terça feira 18, para uma operação de resgate na aldeia Indígena Alto Bonito da etnia Kampa. A aldeia fica a 120 km do Municio o de Feijó, no Alto Rio Envira, distante a 344 km de Rio Branco pela BR-364.
A missão era resgatar dois habitantes. A mulher Nelita Kampa 45 e criança de sexo masculino Toian Kampa de apenas dois anos.  Nelita está em estado avanço de uma gravidez e alto risco e a criança com uma forte infecção intestinal e bastante desnutrida.
O apoio da aeronave foi pedido pela secretaria Estadual de Saúde em atendimento a uma solicitação de uma base avançada da Funai. A aeronave decolou no pátio do hangar do CIOPaer por volta de 13: 20 e posou no pátio do 7º BEC em Rio Branco às 18.20 onde uma viatura de Samu já os aguardava.
A mulher e a criança foram encaminhados direto para o Hospital das Clínicas onde receberam atendimento médico e estão internados.
Numa rápida entrevista com o comandante da aeronave major Negreiros, ele disse: “O único meio de transportes entre a aldeia  e a sede do município é através de barco. A viajem  demora cerca de seis horas de viajem. Nós gastamos cinco hora pra trazê-los da Aldeia  ao hospital em Rio Branco”.
A tripulação usada nesta operação além do comando do major Negreiros, estava formada por um enfermeiro do Samu, o co-piloto Warley e o tripulante Veras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário