quinta-feira, 19 de julho de 2012

AVALIAÇÃO DO PLANO DE METAS

Governador Tião Viana participa da avaliação
     do Plano de Metas da Segurança Pública

19/07/2012 - 18:45 Viviane Teixeira

Para o segundo semestre novos investimentos estão previstos para a área da segurança pública (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Representantes do Comitê de governança da Segurança Pública se reuniram na tarde desta quinta-feira, 19, para apresentar ao governador Tião Viana os índices de criminalidade registrados no Estado nos primeiros meses deste ano. Os dados das cinco regionais do Acre e das cinco de Rio Branco foram detalhados. Dentre os resultados os números referentes às apreensões de pessoas e drogas, abordagens, fortalecimento do patrulhamento, repressão efetiva, prisões em flagrante e de elucidação dos crimes.
 De acordo com o secretário de Segurança, Reni Graebner, os números são resultado do conjunto de ações adotadas para execução do plano de metas com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança. “Os índices em questão impactam diretamente na segurança e refletem o trabalho conjunto das forças de segurança”.

 Um estudo técnico baseado na avaliação histórica dos índices de criminalidade no Estado resultou no estabelecimento da meta de redução de 2% do número de homicídios, ou seja, 21 assassinatos para cada 100 mil habitantes por ano. A segurança estabeleceu um indicador de tolerância para os seguintes crimes: homicídio, tentativa de homicídio e roubo. Tendo atingido a meta em dois.
 Em relação ao homicídio a tolerância era de 81, sendo que o número de assassinatos registrados foi de 78. O número de roubo foi de 1.040, quando a tolerância era de 1.141. O índice de tentativa de homicídio (166) ficou bem perto do número considerado como meta, que era de 165.

 “Os números mostram os avanços. Em 2010 registramos 23 homicídios para cada 100 mil habitantes, número que caiu para 18.8 em 2011, um dos menores índices do Brasil. A meta é avançar ainda mais. Temos um Sistema de Segurança Integrado, estamos adotando um modelo de trabalho em equipe. Estou otimista, vamos dar a segurança que a população precisa”, enfatizou o governador Tião Viana.
 Para o segundo semestre novos investimentos estão previstos para a área da segurança pública. Em agosto 140 soldados da Polícia Militar serão integrados ao quadro da instituição. Além disso, o trabalho será reforçado com a aquisição de 128 viaturas. As ações na região de fronteira serão potencializadas com os recursos do Enafron.
 “Esta reunião é muito importante firmar compromissos, corrigir o que precisa melhorar, e acertar o curso do que está dando certo”, destacou o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias
 O governador encerrou o encontro dizendo que o Acre tem um Sistema de Segurança comprometido e assumiu o compromisso de evidenciar perante a sociedade o valor do trabalho que os policiais têm desenvolvido. “Vamos fortalecer o que está sendo feito, e os números da criminalidade vão continuar em queda. O governo está  fazendo esforço para que até agosto possamos anunciar novos investimentos especiais”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário