quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CONSUL GERAL DO PERU VISITA A SESP


Cônsul do Peru convida SESP para Fórum de
Municípios de fronteira em Puerto Maldonado

Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 29/09/2011

Cônsul do Peru convidou secretário de segurança para fórum de municípios de fronteira




O Cônsul Geral do Peru no Brasil, Jesús Carranca Quiñones fez uma visita de cortesia na tarde desta quinta-feira 29, ao secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner.
Veio convidá-lo a participar de um Fórum de Municípios Fronteiriços nos dias 13 e 14 de outubro em Puerto Maldonado (Peru) com a participação de 11 municípios peruanos e dez brasileiros.
Nossa idéia é promover um encontro entre autoridades de segurança dos dois países para tratar mos de interesses comuns nas áreas de segurança pública, cultura e economia.
O cônsul lembrou do grande evento mundial que acontece no Brasil em 2014, durante a Copa do Mundo. “Temos que nos preocuparmos com a migração que naturalmente acontecerá do Peru e Bolívia”.
Carranca Quiñones, mencionou a necessidade de ações conjuntas para combater o narcotráfico. “Reconhecemos que nosso País juntamente com a Bolívia são produtor de coca mas, lembrou que os Estados Unidos são grandes consumidores, enquanto que no Brasil, especialmente os estados de fronteira, como Acre, são porta de entrada dos insumos necessários a produção de coca.

SESP acha excelente a idéia do Fórum de Municípios

O secretário de Segurança do Acre disse que o fórum é justificável porque o crime não tem fronteira “Temos enorme interesse em participar. Vou levar o assunto ao nosso Governador. Se ele autorizar participaremos do fórum com muita satisfação”.

Outros assuntos abordados durante a reunião com o cônsul foi: À ação de madeireiros peruanos que estariam invadindo as reservas ecológicas na Serra do Moa, a eventual invasão de narcotraficantes, possivelmente células do grupo para militar Sandero Luminoso e as ações que o Governo Brasileiro tem feito, para garantir a integridades das comunidades isoladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário