terça-feira, 6 de setembro de 2011


Secretário de Segurança busca solução para  

rever veículos apreendidos na Bolívia


Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 06/09/2011


O encontro aconteceu na semana passada. Há boa vontade dos dois lados em resolver a questão.

Ildor Rênio Graebner  e o coronel Mário Luiz Dias Chacom Calderon

O secretário de Segurança Pública Ildor Rênio Graebner, esteve reunido com o comandante do Departamento de Polícia de Pando (Cobija), coronel Mário Luiz Dias Chacom Calderon. Foi propor a “permuta” de veículos brasileiros que se encontram no pátio da Polícia Boliviana com veículos bolivianos que estão apreendidos do Brasil nos depósitos do DETRAN em Brasiléia e Epitaciolândia.
O coronal boliviano mais uma vez esclareceu o teor da lei boliviana que nacionaliza veículos estrangeiros circulando irregularmente há mais dois anos na Bolívia.
Chacom explica que tais veículos só serão nacionalizados em caso de não registro de roubo e furtos. Explicou ao secretário Reni, que tem “interesse em “limpar” o pátio do quartel com veículos cujos proprietários perderam para ladrões e que na maioria das vezes, esteja pagando por um bem que lhe foi roubado”.
 Da mesma forma muitos bolivianos esbarram na burocracia brasileira para liberar seus veículos e findam por desistir de reavê-los. Como esses veículos não podem ser vendidos ou leiloados no Brasil, veículos se deterioram no pátio do DETRAN em Brasiléia e Epitaciolândia.

Uma relação de veículos roubados em poder do Departamento de Inteligência da SESP foi apresentado ao comandante Boliviano. Ele garantiu: “Se na relação constar algum veículos apreendido na Bolívia, será devolvido ao dono sem burocracia ou custos.
Pelo acordo de cavalheiros o Secretário de Segurança Pública do Acre disse que faria uma consulta a legislação. Caso não houvesse nenhum empecilho, nessa “permuta” tomaria a mesma providência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário