CIOSP quer reduzir números de trotes
ao 190, com apoio da população
Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
EM 09/09/2011
Funcionárias de empresas terceirizadas substituam policiais no atendimento do CIOSP
Major PM Almir, coordenado geral do CIOSP |
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), considerado pelos gestores do sistema como a peça principal da grande máquina que comanda o sistema de Segurança Pública nem de longe lembra o antigo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) que funcionava de forma bastante precária e numa instalado física modesta no Quartel da Polícia Militar.
Hoje a realidade é diferente. O Centro não é mais exclusivo da PM. Faz parte de um sistema de comunicação integrado e compartilhado pela própria PM, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e em algumas situações o SAMU, pois muitas pessoas não sabem que o Samu está desvinculado da Segurança Pública. É parte importante do setor de Saúde e atende pelo número 192.
Tudo no Centro transpira modernidade em acomodações. E os números sempre, nos superlativos. Ainda assim, não consegue se livrar dos trotes. De acordo com o coordenador geral do CIOSP, Maj-PM Almir Lopes de Souza, os trotes já se tornaram uma instituição. “Combatê-los é muito difícil. O que pretendemos é reduzi-lo a um limite aceitável e que não comprometam o atendimento que oferecemos a população. No ano passado, o número de trotes para o 190 chegou a 18,37%. Em números, isso significa 112 mil, 748 ligações”.
Para o coordenador do CIOPS as crianças são responsáveis por 50% dos trotes e as ligações são realizadas nos horário de entrada e saída de colégio. Não há duvida que por questão cultural no Acre as pessoas ainda se divertem passando trotes para polícia. Vale lembrar que todas as ligações são gravadas e identificadas do local exato de onde foram feitas. As ligações recebem retorno explicando da necessidade do uso correto do número discado (190) e dos prejuízos que as brincadeiras causam para população. Nos casos de reincidência são tomas medidas que implicam nas penalidades previstas por perturbação ou dificultar o trabalho da polícia, por exemplo.
No relatório do ano passado, por exemplo, consta que foram feitas 613.679 ligações para o 190. O numero total de ligações atendidas e classificas foi de 574.362.
No relatório de 2010 consta que 237 pessoas ligaram em busca de algum tipo de orientação e outras 4.217 foram de ligações por engano. Outras 84.944 foram ligações consideradas indevidas e com pedido de informações como, por exemplo, número de telefone de pessoa ou endereços o que não trabalho do centro.
Enfim o major Almir reitera o pedido para que a população faça uso adequado do 190. Quando uma viatura se desloca para atender uma ocorrência falsa, alguém está sendo prejudicado na espera por atendimento
No centro da capital
O Governo do Estado por intermédio da SESP, investiu maciçamente no CIOSP. Seja na aquisição de modernos equipamentos de comunicação, rádio de ultima geração e treinamento especializado dos atendentes.
Agora o atendimento é feito por funcionários de empresas terceirizadas. Uma modernização que proporcionou aumentar o efetivo policiais em atenção direta as ocorrências de rua.
O centro de operações está instalado no subsolo do Palácio das Secretarias anexo a SESP. É gerenciado por um coordenador geral (Maj-Pm Almir, um coordenador administrativo major BM Charles e um coordenador de operações, delegado Henrique Marcial, da polícia Civil. O telefone convencional do centro e que podem ser usado para informações diversas são: 3212-1923 e 3212-1901.
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