quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CAPACITAÇÃO DE SARGENTOS

Curso de formação de sargentos da PM
tem aula inaugural em Cruzeiro do Sul

Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 27/09/2011

No Vale do Juruá são 38 alunos capacitados a participação no curso de formação

Jose Anastácio, Reni Graebner e o juiz José Wagner, ouvem o vice governador Cezae Messias
 Comandante da PM em Cruzeiro do Sul, Major José Georgete dos Santos Alves
Cezar Messias representou o Governador Tião Viana

Terezinha Messias, gestora do Telecentro

Giselle Gadelha, diretora do CIESP

José Wagner de Freitas Pedrosa Alcântara juiiz de cruzeiro do Sul (Blusa listada e de punho)
O Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar, iniciado em Rio Branco dia 23 de setembro no Teatro Plácido de Castro, teve sua continuidade em Cruzeiros do Sul.
Os 38 alunos  do Vale do Juruá, aptos a participarem do curso tiveram sua aula inaugural na tarde desta terça-feira, 27. A solenidade ocorreu no auditório  do 6º Batalhão da PM em Cruzeiro do Sul.

Presentes à solenidade, o vice governador Cezar Messias, o  secretário de Segurança Pública Ildor Reni Graebner, o Comandante da Polícia Militar, José dos Reis Anastácio, o Juiz de Direto da Comarca de Cruzeiro do Sul José Wagner de Freitas Pedrosa Alcântara, o comandante da PM em Cruzeiro do Sul, Major José Georgete dos Santos Alves e o chefe da Divisão de Ensino da PM, Cel-PM Marcelo Nascimento França.

O secretário Ildor Reni Graebner disse aos alunos durante sua fala: “O Governo do Acre, através da Secretaria de Segurança Pública e o Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (CIEPS), em parceria com  Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, tem a satisfação de proporcionar este curso de formação de sargentos com 38 alunos aqui no município, numa primeira fase em três módulos com Curso de Ensino à Distância e, numa segunda fase, uma parte com aula presencial doutrinária e outra  com parte de prática e operações”.

 É importante destacar que vocês são os policiais que realizaram a primeira formação de maneira integrada com policiais civis em 2002, quando o centro ainda funcionava no Centro de Formação  e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP), época em que seu diretor era o coronel Anastácio, hoje comandante da Polícia Militar do Acre.
Em 9 de julho de 2004 foi criado o CIEPS dentro da estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Acre, com a finalidade de capacitar todas as instituições que compõe o sistema de segurança do Acre, sempre de maneira integrada.

Atualmente podemos afirmar que o sistema de segurança Pública do Acre, encontra-se totalmente integrado, tanto na formação dos profissionais, como também de ações gerenciais e operacionais, produzindo excelentes resultados.

 Além das operações conjuntas também são realizadas análises criminais e críticas mensalmente, entre delegados e comandantes militares das regionais em todo Estado para definirem, em conjunto, as melhores estratégias para combater a criminalidade e proporcionar a paz e tranqüilidade a sociedade acriana.

E, em razão destas ações integradas, com otimização dos recursos disponíveis e com alta elevada qualidade dos profissionais de polícia, tanto Civil quanto Militar, Bombeiro e Detran a Segurança Pública do Acre  registra uma redução de índices  de criminalidade  dentro dos melhores que existem no Brasil.
Nos primeiros quatro meses deste ano, do Governo Tião Viana, a redução dos homicídios foi de 50%, numa total superação de metas pactuadas que era reduzir  os homicídios em 7%, comparando se com o mesmo período do ano anterior.

E, agora com a capacitação de novos profissionais de Polícia deste curso, esperamos que os trabalhos possam ser  ainda com mais eficiência além de proporcionar aos prezados alunos e alunas uma satisfação pessoal pelo reconhecimento e pela progressão funcional, que certamente alcançarão.

 Merece aqui ser destacado o esforço e a dedicação da diretora do CIESP, a professora Giselle Gadelha, da gestora do telecentro, Terezinha Messia, do coordenador Pedagogo Cel-PM França e demais equipe, para que este curso  pudesse ser  regulamentado e realizado”.

A diretora do Telecentro Terezinha Messias  disse que  a instituição alcança a cada ciclo numero excepcionais, tanto no numero de inscrições como nos índices de aprovações, superando consideravelmente as médias nacionais. 
Garante a diretora do Telecentro: “Buscamos a diversificação e ampliação de nossas atuações contribuindo  de forma ímpar com o processo de capacitação  e qualificação  dos operadores de segurança de nosso Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário