terça-feira, 23 de abril de 2013

Comitê de Governança

Sistema de Segurança Pública passa 
por avaliação do Comitê de Governança
Nonato de Souza
Tatiana Campo
Hellen Monteiro



Os Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), reuniu seus componentes (Policia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran) na manhã de segunda-feira, 22/04 com o governador Tião Viana.
Essa reunião, tratada por “Comitê de Governança”, serve para avaliar os resultados de 2012 em relação ao ano anterior. Está prevista dentro do Plano Estadual de Segurança Pública, com base no Pacto pela Paz.
Na avaliação de analista criminais do SISP, o Acre tem motivos para comemorar. É que mais uma vez o número de crimes de homicídios está dos níveis toleráveis.
“Ficamos abaixo da média nacional de números de homicídios para cada grupo de cem mil habitantes e que a cada ano a integração e o trabalho conjunto têm gerado resultados positivos.”, avalia o secretário de segurança pública Reni Graebner.
Homicídios - Graebner, explica porque o índice é chamado de “tolerável”. A Organização das Nações Unidas (ONU) considera uma taxa tolerável dez homicídios para grupos de cem mil habitantes.
No Brasil a taxa média de homicídios a cada cem mil habitantes foi de 29,5 em 2012 e o Acre se manteve abaixo deste índice, atingindo 23,4 homicídios a cada 100 mil habitantes. Os dados foram obtidos pela Secretaria de Segurança com base em pesquisa direta entre as secretarias de segurança de 19 estados, para montar uma planilha de avaliação que mostrasse a posição do Acre em relação aos demais estados.
Em 2011 o Acre atingiu a menor taxa dos últimos 16 anos, com 18,5 homicídios a cada grupo de cem mil habitantes. A meta para 2014 é 20,7%, lembrando que a cada ano o estado cresce em média 3% em sua população.
Novos Investimentos


 
O governador Tião Viana agradeceu o esforço de cada órgão envolvido e principalmente dos policiais militares e civis e bombeiros, que têm procurado desempenhar suas funções com excelência. Ele também encaminhou uma reunião entre o sistema de segurança e os secretários de outras pastas, para mostrar o trabalho de inclusão socioeconômica que tem sido feito e em como os resultados destas ações poderão refletir de forma positiva nos resultados da segurança pública e diminuição de violência.
Tião voltou a citar a imprensa sobre sua importância na divulgação das ações do Governo e garantiu investir na capacitação e aperfeiçoamento das forças policiais se referindo a treinamentos tiros que serão impostos aos policiais militares e de explosivos para o grupamento do Batalhão de Operações Especiais - BOPE.
No âmbito de investimento através da SESP, o secretário Graebner explicou: “Um convênio está sendo elaborado, para assinatura em breve, para integrar o Sisp ao Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Polícia Federal. “Vamos formar uma força tarefa para combater a violência e, além disso, decidimos incrementar ações dos fóruns comunitários”. Onde a comunidade nos ajuda a discutir os problemas e nos apresenta contribuições para o trabalho da polícia militar, direcionando a nossa atuação”, acrescentou.
Já o Comandante da Polícia Militar, Coronel José Reis Anastácio: “O sistema integrado tem possibilitado resultados mais rápidos e um trabalho mais consistente. A cooperação entre os órgãos e corporações traz um serviço melhor para a sociedade e facilita o desenvolvimento das nossas demandas. A PM está disposta a colaborar, nossos homens têm se esforçado para alcançar as melhores metas e o governo tem procurado oferecer equipamentos e estrutura de trabalho”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário