quarta-feira, 10 de abril de 2013

PRESTANDO AÇÃO SOCIAL A COMUNIDADE



PM faz visita solidária às vítimas de Violência

 Um dos serviços oferecidos pela Polícia Militar do Acre à população  é a “Visita Solidária”. O Comando da PM fez baixar uma nota de Instrução a tropa, estabelecendo os procedimentos operacionais destinado a realização de visitas solidárias as vítimas de violência de naturezas diversas, atendidas pelo serviço de radiopatrulhamento e motopatrulhamento das Operações da Polícia Militar.

Por determinações do Governador Tião Viana, a Polícia Militar, dentro da boa prática de polícia comunitária,  faz essas visitas institucionais às vítimas de violência, avaliando  o nível de resolutividade da ação policial, em relação às ocorrências que envolvem violência.

 Entre as diretrizes do programa são:


  1.  Promover o acompanhamento de vítimas de violência, prevenindo a ocorrência de novas ocorrências de natureza idêntica;
  2. Estabelecer laços de confiança e admiração da comunidade em relação à ação policial.
  3. Coletar subsídios para tomada de decisão em relação às estratégias a serem adotadas para evitar crimes violentos
  4. Estabelecer ações proativas de polícia comunitária
  5. Melhorar a imagem institucional.

Estas visitas solidárias serão feitas por policiais militares em atividade de radiopatrulhamento e motopatrulhamento e deverão realizar semanalmente a todas as vítimas de violência, atendidas pelas modalidades de policiamento em questão.
 
Segundo Norma de Instrução assinada pelo sub comandante da Corporação o Cel-PM  Paulo Cezar as visitas solidárias deverão serem realizadas no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas após o fato delituoso, preferencialmente, pela guarnição PM que realizou o atendimento da ocorrência;

Os comandantes de Unidades Operacionais Regionais adotarão providências para que sejam realizadas visitas solidárias as vítimas e/ou aos familiares de vítimas de crimes violentos tais como: homicídio consumado ou tentado, lesões corporais gravíssimas, roubo mediante grave ameaça, estupros e crimes de comoção pública ocorridos na área de sua Regional, visando prestar o apoio institucional cabível, promovendo, através da discussão dos assuntos referentes à Segurança Pública, um estreitamento entre o cidadão e o policial que atua em seu bairro.

Durante a realização da visita solidária a guarnição PM deverá se apresentar à vítima ou familiar desta, informando que sua presença no local representa um ato de solidariedade institucional, compromisso com a solução do fato ocorrido e obtenção de informações úteis para prevenir outros eventos, alertando-as para a correção de atitudes e rotinas, bem como orientando sobre procedimentos de segurança nas edificações de suas residências, comércios e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário