quarta-feira, 10 de abril de 2013

Para o programa “Segurança e Cidadania”




Programa Crack é destaque em
evento de Polícia Comunitária



O Programa ‘Crack, é possível vencer’ foi tema de debate no IX Encontro Técnico Anual dos Coordenadores Estaduais de Polícia Comunitária, realizado entre os dias 3 e 5 de abril, em Brasília/ DF. O objetivo foi integrar as ações e alinhar os discursos entre o governo federal, os estados e o Distrito Federal no que diz respeito ao policiamento preventivo e de proximidade nas cenas de uso de drogas.

Segundo o Major-PM Almir Lopes dos Santos, coordenador estadual  do Programa Polícia Comunitária e que esteve representando  o Acre durante o IX Encontro, os coordenadores estaduais de Polícia Comunitária puderam acompanhar o trabalho intersetorial e interministerial do Programa em uma apresentação que contou com a participação de representantes dos Ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Educação, da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O evento abriu espaço para a participação dos docentes que atuarão nos Cursos Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias (TEPAC), previstos para acontecer nos estados, Distrito Federal e municípios que aderirem ao Programa. 

Em oficinas de alinhamento conceitual, os educadores das áreas de saúde, assistência social e segurança pública discutiram temas voltadas às redes de atenção e cuidado e à abordagem policial a pessoas em situação de risco.

Em sua avaliação o Encontro fomentou o debate acerca do cenário nacional das políticas de prevenção à criminalidade e à violência, em que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), desenvolve o Programa Brasil Mais Seguro. 

Já na área específica de Polícia Comunitária, foram realizadas oficinas temáticas para padronização dos procedimentos operacionais adotados em todo território nacional e discutidas propostas curriculares, tanto para capacitação de lideranças comunitárias quanto para qualificação de policiais para atuação em bases móveis.  (http://www.brasil.gov.br/crackepossivelvencer/noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário