Sistema SIGO, criado no Acre e MS
será demonstrado em feira de segurança
O SIGO, que é referência no país e é usado pela Secretaria
de Segurança Pública de MS, está entre as atrações da ISC Brasil 2013, uma das
mais importantes feiras de segurança do País.
A CompNet, empresa de Campo Grande especializada em soluções
sistêmicas para a área criminal e defesa civil, vai demonstrar o SIGO - Sistema
Integrado de Gestão Operacional na 8º edição da ISC Brasil 2013 - Feira e
Conferência Internacional de Segurança, que acontece de 16 a 18 de abril, no
Expo Center Norte, em São Paulo.
O SIGO, que já é utilizado em Mato Grosso do Sul, Acre,
Maranhão, e está em processo de implantação em outros dois estados brasileiros
e em fase de negociação em mais dois países na África e América Central, é o
único sistema do gênero no país e cria uma grande rede de informações criminais
integrando todas as corporações de segurança em tempo real e em um único banco
de dados.
Trata-se de um sistema de coleta, tratamento e convergência
das operações e informações das Polícias Militar, Civil, Técnica e Científica,
Bombeiro Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, SAMU, Poder Judiciário,
Penitenciarias e Centros de Atendimentos Emergenciais. Ele adota normas e
práticas operacionais que mudam a maneira como são conduzidos os procedimentos,
interligando-os e unificando-os de ponta a ponta.
Um dos módulos do sistema permite que cada viatura tenha
acesso a todos esses dados, em tempo real, diretamente no tablet ou celular
onde o policial ou agente estiver. Por meio do tablet, a central que envia as
ocorrências para os policiais sequer precisa utilizar o rádio ou telefone. O
atendente do 190/192/193 tem, em uma tela de computador, a geolocalização exata
de cada viatura e todo procedimento de empenho acontece de forma automática.
Na central, assim que o atendente recebe um chamado (190,
192 ou 193) identifica o fato, evolvidos e sua localidade, o SIGO já mostra
para o despachante as viaturas ou agentes mais próximos e com um simples click
ele empenha e acompanha visualmente o desenrolar do atendimento como, por
exemplo, o acompanhamento georreferenciado em tempo real da viatura, quanto
tempo ela vai demorar a chegar ao local, quantas viaturas e quais as forças
estão empenhadas naquela ocorrência e muito mais.
Na viatura empenhada, o agente recebe o local exato,
orientado por GPS e mapa, e todos os detalhes da ocorrência, inclusive inserir
informações para fechamento do boletim de ocorrência. Somente esse procedimento
pode trazer no geral uma economia de até 60%, cálculo baseado no empenho eficaz
de toda infraestrutura como efetivo, viaturas, combustível e o mais importante
reduzindo o tempo de atendimento ao cidadão.
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