terça-feira, 16 de abril de 2013

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Sistema SIGO, criado no Acre e MS
será demonstrado em feira de segurança

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O SIGO, que é referência no país e é usado pela Secretaria de Segurança Pública de MS, está entre as atrações da ISC Brasil 2013, uma das mais importantes feiras de segurança do País.

A CompNet, empresa de Campo Grande especializada em soluções sistêmicas para a área criminal e defesa civil, vai demonstrar o SIGO - Sistema Integrado de Gestão Operacional na 8º edição da ISC Brasil 2013 - Feira e Conferência Internacional de Segurança, que acontece de 16 a 18 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O SIGO, que já é utilizado em Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, e está em processo de implantação em outros dois estados brasileiros e em fase de negociação em mais dois países na África e América Central, é o único sistema do gênero no país e cria uma grande rede de informações criminais integrando todas as corporações de segurança em tempo real e em um único banco de dados.

Trata-se de um sistema de coleta, tratamento e convergência das operações e informações das Polícias Militar, Civil, Técnica e Científica, Bombeiro Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, SAMU, Poder Judiciário, Penitenciarias e Centros de Atendimentos Emergenciais. Ele adota normas e práticas operacionais que mudam a maneira como são conduzidos os procedimentos, interligando-os e unificando-os de ponta a ponta.

Um dos módulos do sistema permite que cada viatura tenha acesso a todos esses dados, em tempo real, diretamente no tablet ou celular onde o policial ou agente estiver. Por meio do tablet, a central que envia as ocorrências para os policiais sequer precisa utilizar o rádio ou telefone. O atendente do 190/192/193 tem, em uma tela de computador, a geolocalização exata de cada viatura e todo procedimento de empenho acontece de forma automática.

Na central, assim que o atendente recebe um chamado (190, 192 ou 193) identifica o fato, evolvidos e sua localidade, o SIGO já mostra para o despachante as viaturas ou agentes mais próximos e com um simples click ele empenha e acompanha visualmente o desenrolar do atendimento como, por exemplo, o acompanhamento georreferenciado em tempo real da viatura, quanto tempo ela vai demorar a chegar ao local, quantas viaturas e quais as forças estão empenhadas naquela ocorrência e muito mais.

Na viatura empenhada, o agente recebe o local exato, orientado por GPS e mapa, e todos os detalhes da ocorrência, inclusive inserir informações para fechamento do boletim de ocorrência. Somente esse procedimento pode trazer no geral uma economia de até 60%, cálculo baseado no empenho eficaz de toda infraestrutura como efetivo, viaturas, combustível e o mais importante reduzindo o tempo de atendimento ao cidadão. 

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