terça-feira, 16 de abril de 2013

Acordos de cooperação com a Bolívia



Comissão de autoridades bolivarianas chega
ao Acre para reforçar acordos de cooperação

Nonato de Souza
Ascom/ SESP
Em 16/04/2013

Foto: Helen Monteiro

 Autoridades  da Bolívia se inteiram sobre a estrutura operacional da Segurança Pùblica do Acre

Uma comissão de autoridades bolivianas chegou à manhã desta terça-feira 16/04 em Rio Branco-AC, para uma visita oficial e renovar os acordos firmados em junho de 2012, durante o seminário internacional “Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na PAN-Amazônia Sudeste”, com a participação de Brasil, Bolívia e Peru.
Deste seminário saiu um documento de intenções e propostas de acordos, denominado de “Carta de Rio Branco”

O documento a “Carta de Rio Branco”, firma protocolos de intenções que contemplam setores da Economia, Turismo, Saúde, Desenvolvimento Social, Transportes, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Energia Elétrica, Redução da Pobreza, Segurança Pública e iniciativa para fortalecer o desenvolvimento das fronteiras.

O acordo contempla ainda: facilidade nos transportes de mercadorias e pessoas, desburocratização no serviço da aduana, infraestrutura e ampliação do setor aeroviário como a duplicação do aeroporto e ampliação do terminal de passageiros no aeroporto internacional Anibal Arab, em Cobija. 

A construção de duas pontes. Uma para ampliar o acesso de veículos a partir do Rio Acre em Brasiléia e outra sobre o igarapé Rapirrañ, ligando o Município de Plácido de Castro a Vila Comercial Evo Morales.
Ainda de acordo com o documento, na área de Segurança Pública, querem os vizinhos bolivianos e peruanos, a criação de um Comitê Misto para programar o desenvolvimento de ações na área de segurança e defesa social, com duração de dois anos.

A comissão boliviana é formada pelo Dr. Pedro Villa Olarte (Assessor do Governador). Capitão Naval Hugo Méndez (Diretor de Casa De Governo de Governo – mesmo que chefe do gabinete civil), Sraª Dóris Dominguez, Secretária de Desenvolvimento Produtivo da Amazônia, Mary Cruz Alarcon (Tec. Responsável de Projetos de Açudes e Alevinos) Engenheira Patrícia Quisp (Tec. Do Projeto de Borracha). Comandante do Departamento de Polícia, Edwin Sánchez Del Carpiu, Diretor da FELCC DA Polícia de Pando, Ramiro José Cuba Diaz e Fred Sempertigue, Diretor do Regime penitenciário.

AGENDA

Em Rio, a comitiva boliviana visitou o vice Governador, O comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, a Superintendência da Polícia Federal e a Penitenciária do Quinari.   O Secretário de Segurança, Reni Graebner esteve entre as autoridades do Acre, na recepção da comitiva boliviana. 

O Governo do Acre naturalmente irá pedir colaboração dos vizinhos Bolívia e Peru, para conter a imigração ilegal de cidadãos haitianos e de outras nacionalidades que estão usando esses países como rota para chagar ao Brasil através dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário