sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Angelim entrega centro especializado de assistência social

Escrito por: Assessoria PMRB
28-Set-2012

Cerimônia foi realizada em uma tenda instalada na Travessa Ponta Porã, no bairro Capoeira

O prefeito Raimundo Angelim inaugurou nesta quinta-feira, 27, o segundo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A cerimônia foi realizada em uma tenda instalada na Travessa Ponta Porã, no bairro Capoeira.  Participaram  da solenidade a secretária municipal de Assistência Social, Estefânia Pontes; o Coordenador Criminal do MP/AC, procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque; a diretora do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Telma Maranho Gomes; o secretário Estadual de Segurança Pública, Reni Graebner; o secretário Estadual de Ação Social e Cidadania, Antônio Torres; além de trabalhadores do Sistema Municipal de Assistência Social.


Centro tem o objetivo de promover inclusão social

O Creas é uma unidade estatal de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável pela oferta de serviços especializados de caráter continuado para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social e violação dos direitos. Serão atendidas no Creas crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, trabalho infantil, maus tratos, negligência, bem como idosos, mulheres e pessoas com deficiência que tiverem seus direitos violados.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) constitui-se em uma unidade de referência da proteção social especial de média complexidade, de caráter público estatal, com papel importante no alcance dos objetivos da Política Nacional para a População em Situação de Rua. As ações desenvolvidas pelo Centro Pop integram-se as demais políticas como saúde, educação, previdência social, economia solidária, moradia, acolhimento institucional, segurança pública e representa um esforço a fim de conduzir a impactos mais efetivos no fortalecimento da autonomia e potencialidades da população em situação de rua, visando a construção de novas trajetórias de vida.
Angelim lembrou luta do ex-presidente Lula e da presidente Dilma
O prefeito Raimundo Angelim ressaltou que inaugurações como essa representam a manifestação do compromisso do ex-presidente Lula com a erradicação da pobreza e a inclusão social. Em seu governo e agora com a presidente Dilma, lembrou Angelim, foram incluídas mais de 35 milhões de pessoas no processo produtivo brasileiro. “Foi a pessoa que deu oportunidade para o Brasil tirar milhares de pessoas da pobreza”, disse o prefeito, destacando “Que esta é a década da inclusão social. Hoje, graças a Deus, nos sentimos mais envaidecidos e somos referência no mundo, na área de assistência social”, frisou. 
Rede de proteção social do município atende mais de 100 mil pessoas
De acordo com Estefânia Pontes, a rede municipal de assistência social em Rio Branco é composta por sete Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), 1 Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), dois abrigos para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas,  um centro de atendimento dos programas sociais (em que se incluem o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil),  Pro-jovem Adolescente e Clube do Talento, que já atenderam, juntos, mais de oito mil crianças e adolescentes), além dos serviços de abordagem em vias públicas (para enfrentamento a questões como a exploração sexual de menores e o trabalho infantil) e beneficiários eventuais. Mais de 100 mil pessoas são beneficiadas diretamente com essas ações e programas.
“Não há política pública sem amor e determinação”
Telma Maranho Gomes, que representa o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, se declarou comovida com o “envolvimento” do Estado e da prefeitura de Rio Branco na consolidação das políticas públicas na Capital. “Sinto clima favorável de participação coletiva. Aqui notamos que o trabalho social cria vínculos, por meio de um conjunto de ações que visa reestruturar a vida das pessoas. Rio Branco está de parabéns.”
“Isso é o que tem de mais importante na nossa cidade: o controle social”
Rio Branco apresenta diversos instrumentos de planejamento que elevaram os investimentos das políticas de assistência social hoje em vigor no município, como por exemplo o plano de governo, o plano plurianual, a lei orgânica e em muitos outros dispositivos. Pesa, nesse sentido também, a criação dos conselhos municipais, que na gestão Angelim já somam mais de 20 na Capital. “Isso é o que tem de mais importante na nossa cidade: o controle social”, disse a secretária de Assistência Social, Estefânia Pontes.  Os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social saltaram de 19.000, em 2005, para mais de 83 mil em 2011.
Creas é uma unidade estatal de
proteção social especial do SUAS

Estefânia citou os grupos de convivência  de idosos, crianças e adolescentes, Clube do Talento, entrega de títulos definitivos de propriedade, Centro de Atendimento dos Programas Sociais,  Centros de Referência Especializados em Assistência Social, abrigos de socioeducação,  pré-conferências, agricultura familiar,  mecanização agrícola, economia solidária,  mulher e juventude, educação e saúde. Tudo para mostrar a solidez e eficácia do planejamento com investimento na área social e segurança alimentar. “Agora estamos entregando o Creas e Centro Pop para garantir que nenhum cidadão tenha seus direitos violados”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário