quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DEVER DE CASA

SENASP elogia ações do Estado no
enfrentamento do Crack e outras drogas

Nonato de Souza
Ascom/SESP
26/09/2012
 

A Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mink, desembarcou às 10: hs da manhã desta quinta-feira em Rio Branco, liderando uma comitiva de 26 pessoas representantes de instituições federais voltadas para políticas contra as drogas.
Em Rio Branco a comissão ministerial se reuniu com o Secretário de Segurança Pública e gestor executivo do programa “Crack é Possível Vencer” Reni Graebner, a chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina (representando o governador Tião Viana) comandante militar e delegado de Polícia Civil, juízes, promotores, representantes de órgãos públicos municipais e estadual, gestores de comunidades terapêuticas e outros segmentos sociais para fazer um realinhamento das políticas projetada por ocasião da assinatura do termo de adesão doa Estado.

Esta é a agenda da comitiva ministerial no acre:

Data: 26 e 27 de setembro

Horário: 1º dia (26/09): 10h às 18h

18h às 20h - Reunião de Monitoramento

 2º dia (27/09): 8h30 às 17h

Local:
Auditório da Secretaria de Estado da Fazenda. End: Rua Benjamim Constant nº 946 – Centro  Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública – CIEPS. End: Via Verde, BR 364, Km 2 - Bairro Jardim Europa
Objetivo Geral:
Facilitar a integração entre as ações das políticas de Saúde, Assistência Social, Prevenção e Segurança Pública envolvendo os entes federados.
Participantes: 120 profissionais
Saúde: 30 pessoas
    Gerentes de serviços (ou coordenadores) de saúde mental e atenção básica;
  • Coordenadores estaduais e municipais de saúde mental, atenção básica e redes de urgência e emergência;
  • Trabalhadores em geral, incluindo as redes de saúde mental, urgência e emergência, e atenção básica.
Assistência Social: 30 pessoas

  • Coordenadores estaduais e municipais de proteção básica, especial e de média e alta complexidade;
  • Coordenadores de serviços (CRAS, CREAS, Centro Pop, Serviços de acolhimento);
  • Equipes de serviço de abordagem social;
  • Técnicos da área prioritária (CRAS, CREAS, Centro POP - um de cada serviço).
  • Segurança Pública: 30 pessoas
  • Profissionais que atuarão nas cenas de uso, preferencialmente aqueles selecionados para os cursos de capacitação (GM, PM, PC, Bombeiro, etc.);
  • Gestores em nível tático e operacional (comandantes regionais de planejamento), ex: comandantes de área (batalhão, delegacia, etc).
Educação: 04 pessoas (Estado e Município)

  • Gestores do programa de saúde na escola
  • Prevenção/ políticas sobre drogas: 06 pessoas
  • Gestores;
  • Centro Regionais de Referência.
  • Direitos Humanos: 20 pessoas
  • Conselheiros tutelares;
  • Gestores e profissionais do Sinase;
  • Gestores e profissionais do PPCAM.
A comitiva ministerial é composta por 26 pessoas das seguintes instituições:
Janira Trípodi Borja CASA CIVIL / SAM, Núbia Rocha Vieira MDS, Paulo Sérgio de Aquino MDS, Carla Cristina Ulhoa Lucena MDS / SNAS, Izildinha Nunes MDS / SNAS, Telma Maranho Gomes MDS / SNAS. Godiva Vasconcelos Pinto MEC, Aldo da Costa Azevedo MJ / SENAD, Cintia Tangari Wazir MJ / SENASP, Hermes Siqueira de Jesus MJ / SENAD, Cristina Gross Villanova MJ / SENASP, Fernanda de Matos Souza MJ / SENASP, Márcio Julio da Silva Mattos MJ / SENASP, Regina De Luca Mink MJ / SENASP, Hélcio Rizzi MJ / SENASP, Leon Garcia MS / SAS, Dário Frederico Pasche  MS/SAS, Alex Reinecke de AlvergaSDH / SNPDDH, Deise Benedito SDH / SNPDDH, Marcelo Nascimento SDH / SNPDDH, Karla Michelly de Castro Barroso Lima SENAD e Maria de Fátima Pereira MDS. Mariangela Soares Nogueira MS, Helena Paula Guerra dos Santos MS, Jaqueline Tavares de Assis MS e Solange Pinto Xavier- SDH.
O Secretário Reni Graebner disse que neste alinhamento se destaca a importância que o Governo e Prefeito têm dado ao enfrentamento ao Crack e Outras drogas, mobilizando suas equipes para integrar uma comissão que se reúnem ordinariamente a cada semana para alinhar as ações dos estados dentro do que está preconizado no acordo de adesão com o Ministério da Justiça.
“É um esforço integrado que precisa ser destacado pela união, estado e município é o desprendimento de todos em prol de uma causa comum. Esta semana já estaremos inaugurando a Unidade de Acolhimento Paolo Tera, que acontecerá no dia 27 de setembro (Quinta Feira) às 09hs na Rodovia AC-40 km nove Nº 5.816 (Após o Centro de Zoonoses) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS-POP) na Travessa Ponta Porãn no 55, no bairro Capoeira”.
O secretário explica que: “É a segunda obra deste tipo construída pela prefeitura. O estado já disponibilizou de um pavilhão de Atendimento e Acolhimento às vítimas de drogas, no interior do Pronto Socorro do Hospital de Urgências e Emergência de Rio Branco”.
Secretaria elogiou postura do Acre.
A secretaria Regina Mink elogiou as ações do acre e disse: O Acre é o estado que menos nos preocupa. Aqui as pessoas trabalham, e produzem. É onde os projetos são concluídos em sua plenitude e não há devolução de recursos por projetos não executados. Isso nos deixa extremamente confiante que o Estado através do Esforço de todos será vitorioso no enfrentamento as drogas.
Na opinião de Mink, o acre tem um grande diferencial em relação aos demais estados. Nós conseguimos trazer para reuniões representantes dos três poderes e isso não é pouca coisa.
Mencionou a presença do Juiz Elson Sabo. Disse que ele não era coadjuvante no processo “porque se faz necessário o entendimento que não podemos continuar lotando nossos presídios com usuários de drogas. Este usuário é um ser humano que necessita de tratamento”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário