domingo, 16 de setembro de 2012

Fim da segunda etapa da operação fronteira


Segurança Pública encerra primeira fase da
fiscalização do Enafron nas fronteiras do Acre

Nonato Souza
Ascom/SESP
Em 16/09/2012
CERCA DE r$ 50 MIL ESTAVAM ILEGALTEMENTE EM PODER DE COMERCIANTES BOLIVIANOS


Dois pássaros  da espécie Curió estavam sendo tranportados ilegalmente na BR 317










Mais uma etapa do planejamento de fiscalização integrada do Enafron nas fronteiras do Acre, foi encerrada nos dias 13 e 14 do corrente entre os municípios de Xapuri e Brasiléia.

Na avaliação do interlocutor do Enafron no Acre, delegado Alberto Nascimento da Paixão, o saldo da operação correspondeu às expectativas.  Foram apreendidos três bolivianos e um taxista brasileiro por transporte ilegal de dinheiro.
Uma pessoa foi detida por crime contra a fauna. Transportava dois pássaros em gaiolas sem os documentos legais e uma espingarda de caça apreendida por que o portador não tinha licença para transportar arma.
O delegado ressaltou que a chuva inesperada prejudicou um pouco o planejamento traçado para o dia 13. “As barreiras seriam montadas na Estrada de Fontinele no Ramal Prata. No ultimo instante foram  mudadas para o lado  brasileiro das duas pontes de acesso ao município boliviano de Cobija, únicos locais com abrigo contra chuva. Apesar de nada anormal ter sido detectado, certa de 35 veículos foram vistoriados e procedido revista pessoal em seus ocupantes.
 No dia 14, sexta feira as equipes, da PM e Exército se deslocaram para o entroncamento de Xapuri.  A fiscalização às 10hs.
O Secretário de Segurança Pública Reni Graebner esteve no “front” acompanhando o encerramento da operação. Agradeceu o empenho de todos e comandou uma reunião de avaliação no  quartel do Batalhão do Exército em Epitaciolândia, distante cerca de 80 km.
Durante a reunião foram mostradas fotos e vídeos aos comandantes. Foi aberta uma discussão crítica sobre alguns comportamentos de abordagem nas operações, com objetivo  de  estabelecer procedimento com maior segurança e eficiência para as próximas ações.
Reni agradeceu a participação de todos e destacou a  importância das ações ofensivas no combate a criminalidade. Comprometeu-se inserir outros órgãos, como Ibama, Secretaria da Fazenda e Imac, para fortalecer o conjunto dos integrantes das operações de  fiscalização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário