sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Angelim inaugura Unidade de Acolhimento Paolo Pera

Prefeito Raimundo Angelim em pronunciamento . (Foto Ascom. SESP)
O prefeito Raimundo Angelim inaugurou hoje pela manhã, 27, a Unidade de Acolhimento Paolo Pera. Sediado na Rodovia AC-40, Km 01, o espaço destina-se a atender pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. 
Secretário de Segurança Pública destacou a importância da Centro de Acolhimento no Programa Nacional "Crack é Possível Vencer". (Foto Ascom. SESP)
A solenidade contou com a presença do deputado estadual, Jamyl Asfury; do Coordenador Criminal do MP/AC, procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque; da diretora do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Telma Maranho Gomes; do secretário Estadual de Segurança Pública, Reni Graebner; do secretário Estadual de Ação Social e Cidadania, Antônio Torres; além de trabalhadores do Sistema Municipal de Assistência Social, ativistas, gestores, lideranças políticas e comunitárias, e beneficiários das políticas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

O secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Leal, destacou que Rio Branco agora é a primeira capital brasileira a ter uma rede de atenção psicossocial consolidada. “Estamos iniciando aqui um novo começo, onde vidas serão mudadas”, disse com a voz embargada “Com esse espaço vamos poder responder a altura das pessoas que precisam de nossa ajuda e do apoio do poder público”, frisou.

A Unidade de Acolhimento é formada por uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e educadores terapêuticos, prestando assistência integral aos pacientes. O espaço funciona como um componente de atenção residencial de caráter transitório da Rede de Atenção Psicossocial para adultos acima de 18 anos, de ambos os sexos, disponibilizando 20 vagas e funcionando 24 horas, com permanência de um a seis meses, em conformidade com a Portaria/GM Nº121 de 25 de janeiro de 2012.

“As sementes que foram plantadas de forma coletiva em 2005, estamos colhendo os frutos agora”, disse o prefeito Raimundo Angelim. Continuou com a voz comovida “Gostaria de deixar a prefeitura com o sentimento de que foi garantido o acesso à cidadania a todos as pessoas de nossa cidade. Porque prefeito é um síndico e com a parceria de todos conseguimos fazer um trabalho bem feito. A Unidade de Acolhimento Paolo Pera é a prova de que estamos no caminho certo”, destacou Angelim.

Dessa forma, a Unidade tem como objetivo oferecer abrigo voluntário e cuidados contínuos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo. A Rede de Atenção Psicossocial perpassa as instituições governamentais, tendo como parceiros instituições não-governamentais, como a Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (APADEQ), Associação Arco-Íris, Caminho de Luz, Desafio Jovem Peniel, Jocum, IRV, Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), Conselho Municipal de Atenção as Drogas (COMAD) e outras que atuam no tratamento da dependência química.

Com a Unidade de Acolhimento Paolo Pera, Rio Branco consolida a construção de uma sistema comunitária de cuidados para a consolidação efetiva da Rede de Atenção Psicossocial. A articulação em Rede dos variados serviços se constituirá em um conjunto vivo e concreto de referências capazes de acolher as pessoas com sofrimentos em decorrência do uso de crack, álcool e outras drogas, sobretudo, considerando a necessidade de ampliar e melhorar a qualidade da atenção, a diversificação nos métodos e técnicas terapêuticas e a integralidade da atenção.

A secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) conveniou com a Central de Articulação das Entidades de Saúde (CADES) para gerenciar a Unidade de Acolhimento Paolo Pera. Ficará sob a responsabilidade da Semsa avaliar, monitorar e assessorar as atividades desenvolvidas pelos profissionais da Unidade, que receberá pacientes encaminhados pelo Hospital de Urgência e Emergência (HUERB) e pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), localizado no conjunto Manoel Julião.

Consultório na rua
Integra o conjunto de ações para o enfrentamento às drogas, a criação de um serviço chamado ‘Consultório de Rua’. Médicos, psicólogos e enfermeiros farão busca ativa de dependentes químicos e vão avaliar se a internação pode ser voluntária (com o consentimento do usuário) ou involuntária (contra a vontade do paciente). Além disso, as parcerias com entidades privadas voltadas à recuperação de dependentes químicos serão ampliadas. Hoje, quatro instituições são beneficiadas com financiamento público. (Ascom PMRB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário