segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Crack é Possivel Vencer

Acre surpreende Brasília  com os  avanços
na política contra o Crack e  Outras Drogas

Nonato Sousa e Taiane Freitas (Ascom-sesp) eLeandro Chaves
Em 28/09/2012

 
Comitê estadual do Crack em mais uma reunião de elaboração do fluxgrama
 
Em junho deste ano, o Governador Tião Viana  e o prefeito Raimundo Angelim  assinaram em Brasília,  o termo de adesão da participação do Acre na campanha de enfrentamento ao “CRACK é Possível Vencer”.
Até agora, aderiram ao Crack, é Possível Vencer os estados de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná e Ceará.
O  Secretário de Segurança Pública Reni Graebner destaca o empenho pessoal do Governador Tião Viana e do Prefeito Raimundo Angelim em antecipar à adesão do Acre ao programa, “numa demonstração  de cuidados  com  disseminação  das drogas entre jovens e adolescentes, com implantação de políticas de prevenção, atenção, acolhimento e tratamento dos  que já tenham adquirido o vício”.
Foi o próprio governador quem determinou que a coordenação da Campanha ficasse a cargo do secretário de segurança. No âmbito do Município a coordenação ficou a cargo da Secretária de Assistência social,  Stefância Pontes.
Entre as clausulas assumidas pelas entidades parceiras, estado e município  firmaram  compromissos de criar Grupo Executivo com objetivo de  planejar, divulgar, programar e monitorar, as ações relacionadas em consonância  com as diretrizes nacionais e com a definição  de metas anuais  para efetivação dos compromisso assumidos.
 
O programa na Visão da SESP


Secretária Regina Mink e os gestores em Segurança Pública do Acre
 
O secretário afirma que entre as funções do Estado está, apoiar o município na elaboração a partir das diretrizes e orientações do Programa, de fluxos e procedimentos adaptados a realidade local para à atuação conjunta dos serviços de saúde; Assistência a social, Educação, e Segurança Pública que serão objetos de validação e pactuarão pelos trabalhadores, gestores e representantes de usuários  dos serviços  e de movimentos sociais.
A integração entre Estado e município condiciona o alinhamento de ações, ideias e propostas, unindo esforços e arregimentando novas parcerias, como as entidades terapêuticas, tida pela própria secretária Regina Mink como “merecedoras de todo respeitos e que serão alvo de atenção especial pelos ministérios da saúde e desenvolvimento social com a qualificação   e aperfeiçoamento”.
Reni disse que o Estado vive um momento único ao reunir todos poderes constituídos e todas as forças de segurança em um projeto de enfrentamento das drogas. “Antes cada um trabalhava de forma isolada sem que o outro  soubesse  o que estava fazendo”.
“Crack, É possível Vencer”



Auditório da Secretaria de Fazenda  recebe comissão nacional, estadual e municipal do Acre em Rio Branco.

O programa tem investimentos assegurado  de R$ 4 bilhões da União até 2014 e articulação com estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil, o Programa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção. As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

O programa conta com á atuação direta dos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 
O que o Estado tem feito
Já foi instituído o grupo executivo de enfretamento ao Crack. O Governador Tião Viana assinou o decreto  nº 4.137 em  02.07.2011 criando o  “Comitê Estadual de Gestão do Plano Integrado  de Enfrentamento as Drogas” O mesmo documento determina que  a coordenação do Comitê estará  a cargo da Secretaria de Segurança Pública.
Com base neste decreto o Secretário da segurança Pública  Reni Graebner  instituiu  o comitê composto pelas seguintes instituições:
Secretaria de segurança Pública, Secretaria de Estado da Casa Civil, Secretaia de Estado de Desenvolvimento Social Assistência, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Esporte, Polícia Militar e Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária e Instituto Sócio Educativo, ISI.
Inaugurações prevista na metas do município

Legenda da foto 4

Prefeito Angelim inaugura Centro de  Acolhimento Paulo  Pera


O prefeito Raimundo Angelim inaugurou quinta-feira 27, a Unidade de Acolhimento Paolo Pera. Sediado na Rodovia AC-40, Km 01, o espaço destina-se a atender pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

A Unidade de Acolhimento é formada por uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e educadores terapêuticos, prestando assistência integral aos pacientes. O espaço funciona como um componente de atenção residencial de caráter transitório da Rede de Atenção Psicossocial para adultos acima de 18 anos, de ambos os sexos, disponibilizando 20 vagas e funcionando 24 horas, com permanência de um a seis meses, em conformidade com a Portaria/GM Nº121 de 25 de janeiro de 2012.
Centro Especializado de Assistência Social
Ascom/PMRB
O prefeito Raimundo Angelim inaugurou nesta quinta-feira, 27, o segundo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A cerimônia foi realizada em uma tenda instalada na Travessa Ponta Porã, no bairro Capoeira.  Participaram  da solenidade a secretária municipal de Assistência Social, Estefânia Pontes; o Coordenador Criminal do MP/AC, procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque; a diretora do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Telma Maranho Gomes; o secretário Estadual de Segurança Pública, Reni Graebner; o secretário Estadual de Ação Social e Cidadania, Antônio Torres; além de trabalhadores do Sistema Municipal de Assistência Social.

Comissão de Brasília chega  ao acre
para conferir cumprimento de metas


Senasp destaca participação  e união dos poderes no Acre

Regina Mink  disse que a SENASP não tem qualquer preocupação com os projetos a serem executado pelos Acre por sua integração e organização
Esta semana uma comissão de 26 representes  de instituições federais liderados pela Secretaria nacional de Segurança Pública, Regina Mink. Veio conferir se o estado está cumprindo todas as metas que se comprometeu quando aderiu ao programa. Durante dois dias, técnicos  da Secretaria Nacional de segurança Pública (SENASP)
A Secretária Nacional de segurança Pública Regina Mink disse que o Acre tem um a grande diferencial em relação aos demais estados por consegue colocar numa reunião de trabalho representantes  do Judiciário, do Ministério Público  e da Assembleia Legislativa para tratar do assunto drogas e no seu entendimento isso é fundamental  para o sucesso da política de enfrentamento ao Crack e outras drogas.
“Não podemos mais incorrer nos erros de encher a cadeia e presídios,  com  essas pessoa pois já vimos que isso não deu certo.  O que estamos propondo daqui pra frente é corrigir  todos os procedimentos que fizemos até hoje. Daí  acreditarmos que o entendimento do judiciário  que se faz necessários mudanças profundas nas política no tratamento desses usuário  é de fundamental importância.
Mink acredita ser possível vencer o crack deste que haja um esforço envolvendo principalmente a sociedade civil. Lembrou da importância das  comunidades terapêuticas dentro da política de acolhimento e tratamento dos dependentes químicos “independente de suas preferências religiosas, pois estão lá por livre e espontânea vontade dentro do seu entendimento de doação.
Para eles, nosso profundo respeito e garanto aos senhores que a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Secretaria Nacional Anti Drogas, o Ministério da Saúde e do Desenvolvimento social estão estudando uma forma de qualificar as comunidades terapêuticas e não excluí-las.
Da mesma forma como nós, enquanto servidores públicos, nos reunimos para alinhar conceitos e serviços e melhorar cada vez mais nossos serviços lá na ponta, queremos igualmente as comunidades qualificadas e de forma alguma pensamos em excluí-las desse processo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário