quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CUMPRINDO ACORDO


SESP devolve motocicletas da Bolívia
apreendidas em Brasiléia e Epitaciolândia

Nonato Souza
Em 10/10/2012




Uma Carta de Intenções subescrita entre Brasil e Bolívia, em 11 de julho de 2011, pelo Secretário de Segurança Pública do Acre Ildor Reni Graebner e o então Comandante Departamental da Polícia de Pando, cel. Mário Luis Chacron Calderon, estabelece facilidades na devolução de veículos apreendidos nos dois países sem maiores burocracias, desde que esses veículos não estejam envolvidos em ocorrências graves.
 
Dentro deste acordo, o Governo do Acre através da Secretaria de Segurança Pública devolveu a Bolívia, 20 motocicletas que se encontravam apreendidas e sob a guarda da CIRETRAN de Brasiléia.
A solenidade de devolução dos veículos contou com a presença do Secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner e do Diretor de Operações da SESP e interlocutou do Enafron do Acre Aberto da Paixão Nascimento.
O comandante do batalhão da PM de Brasiléia Capitão Rômulo, Coordenador do Centro Integrado em Operações  de Segurança Pública delegado Henrique Marcial e do coordenador estadual do Enafron Major Almir. A diretora geral do DETRAN, Sawana Carvalho, não pode comparecer devido outros compromissos de agenda e se fez representar pela sua chefe de gabinete Alana Albuquerque.
Do lado da Bolívia, o comandante de Polícia Distrital Coronel Felipe Fuente Guarik, enviou o oficial da Direccion Nacional de Prevencion e Investigacion de Robo de Vehiculos (D.I.P.R.O.V. E), tenente Oscar Andia.
A Polícia boliviana já notificou as Autoridades Brasileiras sobre a existência de veículos recuperados - provavelmente objetos de furtos -, que encontram-se em Cobija, Riberalta e Trinidad. Tão logo seja oficializada a devolução desses veículos, as autoridades brasileiras entrarão em contato com os proprietários.
O oficial da Diprove disse que a entrega das motos aos legítimos proprietários bolivianos ocorrerá tão logo todos sejam localizados e contará com a participação da imprensa boliviana.
Segundo informou o secretário Reni Graebner, a entrega dos veículos é o resultado de um esforço dos dois governos para facilitar a vida do trabalhador que, por uma simples infração administrativa no trânsito tem seu único meio de transportes apreendido e em comprimento dos tramites burocráticos, este bem se deteriora sob sol e chuva com o passar dos anos.
No depósito de veículos apreendidos pela CIRETRAN de Brasiléia existem outras motocicletas. A DETRAN-Acre continua investigando a infração cometida por cada condutor. Já identificou que algumas foram usadas para o transporte de drogas, prática de roubos, crimes contra a vida, ou envolvidas acidentes com vitima fatais etc. “Essa é uma situação a ser decidida somente pela Justiça Brasileira”, afirma o secretário Reni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário