quarta-feira, 3 de outubro de 2012

rádio digital na Segurança Pública

SENASP investe R$ 3,2 milhões em sistema
de comunicações  na segurança pública do Acre

Nonato de Souza
Sesp-Acre
Em 03/10/2012

Gestor da DTIC da Sesp, Leonardo Barroso fala como irá funcionar o sistema de rádio digital
 
A Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, está investindo R$ 3,2 milhões em novo sistema de comunicações para o setor de Segurança Pública no Acre. Sai o sistema analógico com frequência de 174 a 180 e  vulnerável a interferências externas e entra o sistema digital, com  frequência de 380, trazendo  confiabilidade ao sistema e  cobertura total da área metropolitana de Rio Branco podendo ser ampliado de acordo com as demandas que surgirem.
Na manhã desta quarta-feira 03, o secretário de Segurança Pública (SESP) reuniu todos os operadores em comunicação do Sistema Integrado em Segurança Pública (SISP) para  esclarecer como, porque e quando o novo sistema será implantado.
Gestores do Detran, IAPEN,  Bombeiro Militar, Polícia Militar e Polícia Civil gerenciam suas demandas e, dentro do que está contemplados no projeto, cada um definirá suas funções  dentro do sistema integrado, de forma a não haver falta de comunicação entre as forças policiais.
Segundo o diretor operacional do Ciosp, Maj-BM Charles da Silva Santos, o novo sistema vai garantir cobertura completa de toda área metropolitana de Rio Branco.
Com a criação do Programa do Governo Federal Estratégia Nacional de Segurança Púbica nas Fronteiras (ENAFRON) todos os estados atingidos terão uma estação de rádio digital, melhorando consideravelmente as comunicações mesmo nas regiões mais remotas.
Na reunião de hoje foram dirimidas duvidas sobre operações, qualificação, capacitação, custos e tudo mais relacionado ao assunto.  O fato é que por determinação da própria SENASP, até 2016 será abolido o sistema de comunicação policial pelo sistema analógico em todo País. Até lá, o velho sistema analógico atuará como ferramenta auxiliar em cidades onde ainda estão sendo utilizados a exemplo de Rio Branco e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário