sábado, 20 de outubro de 2012

Ponte Internacional

Governo vai construir ponte internacional
sobre o Iparapé Rapirrã unindo Brasil e Bolívia

Nonato de Souza
Ascom/SESP

 

Na quinta-feira 18, conforme previsto  na programação da 1ª Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça – Cobija, Brasiléia e Epitaciolândia, ficou estabelecido a criação de uma Comissão Mista Bolivia-Brasil para tratar das questões referentes a construção de uma ponte internacional   sobre o Igarapé Rapirrãn.
A reunião aconteceu na biblioteca Central da Universidade Amazônica de Pando.  A ponte vai unir as cidades de Montevideu na Bolívia (Vila Evo Morales) ao Município de Plácido de Castro, no Brasil.
Instituído a comissão ficou estabelecido que ela será presidida por um representante do Ministério das Relações Exteriores de cada País, do Ministério de Obras, Transportes (no caso do Brasil, de um representante) o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - DENIT.
A critério da Comissão, outras instituições podem ser convidadas outras instituições que se fizerem necessárias, para a execução do projeto.
Essa Comissão se encarregará de preparar os “Termos de Referência” relativos aos estudos técnicos, físicos, ambientais, econômicos e financeiros do empreendimento.
De acordo com o chefe da Comissão Brasileira, Embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Furtute Biato a Comissão é um organismo  jurídico para o cumprimento de sua finalidade  em conformidade  com o acordo  do presente regulamento. “As autoridades competentes de cada País proporcionarão as devidas condições e comunicação da circulação de pessoas, veículos e equipamentos, necessários a execução  e os objetivos do Acordo”.
O secretário de Segurança Pública do Acre Reni Graebner, disse que as obra a ser financiada pelo Denit, vem contemplar um projeto do Governo do Estado Acre, Tião Viana, que é proporcionar alternativas de desenvolvimento econômico e social para os estados de fronteira com  o Acre.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário