sábado, 20 de outubro de 2012

Embaixador no Acre

Embaixador do Brasil na Bolívia visita autoridades no Acre

Nonato de Souza
Ascom/SESP
O Embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortune Biato esteve semana passada em Cobija (capital do Pando – Bolívia), liderando a comissão brasileira que foi participar da 1ª - Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Cobija/ Brasiléia/ Epitaciolândia, com a participação do Ministério das Relações Exteriores, coordenada pelo Itamarati, através da Embaixada do Brasil em Lá Paz.
Dia 19, sexta-feira, o embaixador veio a Rio Branco para uma extensa agenda de visitas onde se incluíam o Governador Tião Viana, a chefe do Gabinete Civil Márcia Regina, o superintendente da Polícia Federal, Marcelo Rezende e o Superintendente Regional do INCRA, João Thuamaturgo Neto.
Alem do Secretário de Segurança Pública do Acre Reni Graebner, acompanharam o embaixador, o secretário da embaixada Emerson Novais Lopes, Gregory Beshara da Divisão da América Latina II, (Ministério das Relações Exteriores), Coronel Ricardo Reis Tavares, Adido da defesa e Aeronáutica em La Paz e o chefe da Divisão de América Meridional, também do Ministério das Relações Exteriores.
          Superintendência da Polícia Federal
Marcel Biato, Reni Graebner e o superintendente da Polícia Federal, Marcelo Rezende

O embaixador Marcel Biato buscou informações sobre os crimes mais comuns na região de fronteira com o Acre. Alertou que no próximo mês de novembro uma missão Boliviana fará nova incursão nas áreas invadida por madeireiros e pecuaristas Brasileiros.
Biato falou de sua apreensão com o cumprimento de prazos para a desocupação dos 50 km da fronteira cuja legislação internacional não permite ser ocupada por estrangeiros.
Falou que desde 2007 o Brasil vem tendo do cumprir o calendário de retirada de todos os brasileiros mais uma série de contratempos tem impedido a cumprimentos de prazos e isso causa no seu entendimento um sentimento de desconfiança por parte dos bolivianos quando as ações que o Brasil possa estar fazendo com esse objetivo.
Pediu a Marcelo Rezende a possibilidade de enviar para a região um observador no sentido de inibir eventuais excessos dos dois lados. Foi informado que tal decisão não pode partir de uma superintendência.
Superintendência Regional do INCRA 
Com o superintendente do Incra, João Thaumaturgo, falando da situação dos assentados que ainda estão na Bolívia
Com o superintendente do INCRA, João Thaumaturgo Neto, o embaixador Marcel Biato fez uma longa explanação das negociações no âmbito do Itamarati para a retirada dos Brasileiros e esclareceu que o Governo Brasileiro tem pressa na retirar os brasileiros porque o os prazos veem sendo adiados desde 2007. “Os boliviano disse o embaixador, estão uma tanto quando incrédulos com nossos reiterados pedidos de prazos”.
O fato que implica em novos estudos são os números que não batem. O Itamaraty contratou a Organização Mundial para a Imigração (OIM) para levantar quantos brasileiros estão na Bolívia e quantos já foram assentados. “Ele (OMI) dão números completamente diferentes dos que recebemos do INCRA”.
O superintendente João Thaumaturgo Neto deu garantias ao Embaixador que já estão assentados 136 produtores rurais pelo INCRA. “Até o final deste ano mais 200 serão assentados, sendo 120 no projeto Nova Promissão e 80 no projeto Campo Alegre. O restante, só em 2013”.
Ele recebeu um relatório detalhado das ações do INCRA e, de posse do documento terá argumentos na mesa de negociação com os bolivianos.
No Gabinete Civil a satisfação com
desempenho do Governo Acreano
Márcia Regina fala dos acordos que o Acre vem oficializando com autoridades bolivianas
Biato disse a chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina que é gratificante vê tantas autoridades empenhadas no projeto de integração do Acre com a Bolívia. Se interirou dos projetos que o Governo do Acre tem assinado com os bolivianos e do projeto de desenvolvimento para a região de fronteira, uma das prioridades nas ações do Governo Tião Viana.
Regina falou ao Embaixador das relações comerciais com a Bolívia e o interesse do Brasil nas potencialidades turísticas nos recursos naturais da Bolívia, com critérios responsáveis e dentro das legislações internacionais. Entre os recursos naturais, ela sita o látex.
A chefa do Gabinete Civil disse que toda a produção da fábrica de preservativo é vendida para o Ministério da Saúde e falou das dificuldades de atingir outros mercados, por falta de matéria Prima.
Ela disse ao embaixador que os bolivianos querem parcerias no campo da Piscicultura, na expansão da rede de energia elétrica para a vila boliviana na área de Capixaba.
Outro assunto em pauta foi à criação de ‘free shoppings’ na área de Brasiléia, fato que deve impactar negativamente no comércio de Cobija. “Temos, pois que criar novas alternativas para esse esvaziamento não possa causa impactos insuportáveis para os bolivianos, pois, de certa forma isso também irá nos afetar negativamente”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário