quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Encontro Fronteiricio para desenvolvimento


Brasil e Bolívia querem desenvolvimento
sócio econômico de suas fronteiras

Nonato de Souza
Ascom /SESP

Comissão Brasileira, composta por 32 pessoas esteve reunida para  afinar o discurso antes do inicio do evento

 Auditório da Universidade Amazônica de Pando recebeu um grande público na reunião de integração fronteiriça
 Major Almir (em destaque da direita para a esquerda) representou a Secretaria de Segurança  na reunião Fronteiriça
 A cidade de Cobija - Departamento do Pando (Bolívia) está sediando a 1ª Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça, formada por autoridades de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija. O encontro, com duração de dois dias, conta a intermediação do Ministério das Relações Exteriores e a embaixada do Brasil na Bolívia, sob a coordenação do embaixador Marcel Biato.
O encontro acontece no auditório da Universidade Amazônica de Pando e traz a proposta de discutir os principais assuntos relacionados ao desenvolvimento fronteiriços, envolvendo setores da economia, meio ambiente, cultura, transportes e segurança pública.
Nesta reunião será criado um esboço de um projeto de desenvolvimento econômico e social tendo como foco no bem estar dos cidadãos e, numa perspectiva macro, aproveitar o nicho das oportunidades com exportações para o continente asiático através da Estrada do Pacifico, sem tirar a visão nos problemas que vem na carona do progresso, como o contrabando, trafico de pessoas, prostituição infantil e outras criminalidades.
A comissão brasileira formada por 32 pessoas é chefiada pelo Embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Furtuna Biato. O Brasil se fez presente com representantes do Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores, Embaixada Brasileira na Bolívia, Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transportes (DENIT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério do Desenvolvimento, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Gabinete Civil, Secretaria de Assistência social, Instituto de Administração Penitenciária, IAPEN, Secretaria de Comunicação (SECOM), Secretaria de Apoio Institucional, autoridades dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.
A comissão boliviana é comandada pela Diretora Geral de Ralacions Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores no Estado Plurinacional de Bolívia, Guadalupe Palomeque.

 Problemas fronteiriços divididos em eixos temáticos

Segurança Pública e Migrações 

A)     Temas Migratórios: Estudo, residência e trabalho, visão de objetos determinados e outros.

B)     Tráfico de pessoas

C)     Segurança Pública

D)     Luta contra narcotráficos e delitos conexos

E)      Contrabando de combustíveis e outros recursos naturais

·        Temas aduaneiros e comercio

a)      Controles Integrados de Fronteira

b)    Problemática com os tramites legais na fronteira

c)     Intercâmbio de Informação sobre trânsito aduaneiro

d)    (D) Luta contra o contrabando e coordenação e mecanismos

e)     Tráfico vacinal e comercial fonteiricio

f)      Controle sanitário

·        Infraestrutura e Transporte

A)    Transporte e Infraestrutura

B)    Operadores de Transportes Turísticos

C)    Cooperação para efeito de inovação do Rio Acre
     ·        Cooperação Produtiva Agropecuária e Meio Ambiente

a)     Cooperação para a criação de alevinos

b)    Cooperação para a produção de porcos

c)     Cooperação para a produção de látex

d)    Gestão de Financiamento para desenvolvimento

·        Educação Cultura e Turismo

a)     Intercâmbio Cultural e bolsa de estudo para outros países

b)    Ensino de espanhol e português em ambos os lados da fronteira

c)     Capacidade de recepção direta de cooperação em área educativa, cultural e Turística.

d)    Casas de intercultural idade

e)     Intercâmbio cultural entre entidades da área...

·        Saúde e Desportos

a)     Controle cardíaco

b)    Estudo de resistência

c)     Cooperação de medicamento antinflamatório

d)    Reciprocidade no trato com os enfermos nos hospitais de fronteira e muitos outros assuntos.


Governo Boliviano reconhece ajuda do Acre

O embaixador Marcel Fortune Biato e o Governdor de Cobija Luiz Adolfo Flores Roberts
 
Durante sua fala na inauguração do evento, o governador de Cobija, Luiz Adolfo Flores Roberts mencionou os muitos benefícios concedidos ao povo boliviano pelo Governo do Acre, mencionando ajuda para cirurgias oftalmológica para retirada de catarata.Ajuda aos desabrigados pela Cheia do Rio Acre, doação de equipamentos para combate a incêndio, treinamento para corpo de bombeiros, e vários acordos de cooperação bilaterais como a que facilita a devolução de veículos furtados ou roubados, que estejam apreendidos pelas polícias dos dois países.
Flores disse que Brasil e Bolívia têm muitos interesses em comum. “O Brasil tem uma indústria” forte e muitos produtos de importações de interessam a Bolívia e por outro lado, a Bolívia tem um grande potencial turístico e recursos naturais que podem ser explorados de forma sustentável, mas que sirva para aquecer a economia e garantir melhor qualidade de vida a seu povo.
Embaixador Marcel Biato fala dos agricultores que estão na Bolíva.
O Embaixador do Brasil na Bolívia Marcel Furtuna Biato demonstrou preocupação com a situação de centenas de brasileiros que ainda estão  vivendo irregularmente na Bolívia.
Disse que os números da Organização Internacional de Imigração (OIM) contratada pelo Governo Brasileiro, para um levantamento da situação de todos os brasileiros que estão na Bolívia não “batem” com os números do Incra, entre os assentados e os que ainda serão assentados.
Desculpou-se pelo não comparecimento do governador do Acre, Tião Viana, impossibilitado devido outros compromissos de agenda não menos importantes.
Quis saber da situação dos emigrantes aitianos e deixou nas entrelinhas que gostaria de ver mais empenho dos nossos irmãos fronteiriços, no cumprimentos dos acordos assinados com o Brasil.
Demonstrou interesse em saber quais os benefícios que poderiam trazer ao Brasil, a construção de uma ponte  sobre o igarapé Rapirrãn, na fronteira  do Município de Plácido de Castro
Marcel Biato falou do seu contentamento com o que chama de vontade política dos bolivianos em avançar no combate aos problemas que continuam existindo entre as duas nações
Os trabalhos de abertura da reunião do Comitê de integração se desenvolveu com formação de grupos para discutirem áreas afins e amanhã,  todas as propostas já estarão devidamente mensuradas e prontas para análise do governos  de Brasil e Bolivia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário