terça-feira, 2 de outubro de 2012

Unidos contra as drogas


Pais e mães do Preventório participam do

Proed e se unem a SESP contra as drogas
Nonato de Souza
ASCOM/SESP
EM 02/10/2012


Na última sexta-feira 29, aconteceu o encerramento do curso antidrogas, ministrado pela Polícia Militar aos pais do bairro Preventório. A solenidade, contou com as presenças do comandante da Polícia Militar, José Anastácio, do diretor de Operações da Secretaria de Segurança Pública Alberto da Paixão da Nascimento, da Diretora de Planejamento Estratégico da SESP Rose Fonseca e do próprio Secretario Reni Graebner.
Aconteceu na Escola Irmã Maria Gabriela, anexo ao Educandário Santa Margarida no bairro Preventório. O Curso faz parte do Calendário de atividade do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).
Com duração de cinco dias o curso é mais uma ação ligada ao programa de enfrentamento ao Crack e outras drogas que o Governo do Estado assinou com o Ministério da Justiça através da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), Ministério da Saúde e Gabinete Civil da Presidência da República.
 O Bairro Preventório faz parte das comunidades focadas pelo programa “Crack é Possível Vencer”, um programa de enfrentamento ao Crack de outras drogas, do Governo Federal, abraçado pelo Acre e mais 11 Estados da Federação.
A Adesão do Estado ao programa foi um esforço pessoal do Governo do Estado e do Prefeito Raimundo Angelim em junho do ano passado.
Na semana passada, uma comissão de representantes de Ministérios como Justiça, Saúde, Educação e Assistência Social, Secretaria Nacional de Atendimento as Drogas – SENAD -, Desenvolvimento Social e Casa Civil da Presidência da República esteve em Rio Branco para acompanhar, orientar e traçar as diretrizes do programa. Conferir “in loco”, a distância que o Acre havia caminhado com as próprias pernas.Nossa posição entre os demais estados que aderiram ao programa, encheu os olhos da Secretaria Nacional de segurança Pública, Regina Mink. “Não temos preocupações com os programas que são coordenados pelo Acre. Aqui vemos juntos numa mesma reunião representantes de todos os poderes, irmanados na luta contra as drogas. Estamos felizmente e surpresos com a união e determinação do Estado”.
Para Reni Graebner (Secretaria da Segurança Pública”, o Bairro Preventório foi escolhido para fazer parte da georefência em relação ao programa porque é uma comunidade com alto envolvimento com as drogas. O Governador vai garantir ás famílias uma vida mais tranquila. Já determinou ao aparato de segurança do Estado a retirar do convívio social, àqueles que insistem em caminhar a margem da lei, disseminando drogas e destruindo lares”.
Ali queremos fazer uma limpeza ética e social. A participação expressiva de pais e mães no curso de prevenção e resistência as drogas “é uma prova que estamos no caminho certo. Que teremos a comunidade do nosso lado, nessa luta contra as drogas”.
Segundo o instrutor do Proerd, Sargento PM José Leandro Filho, o curso para adultos no Preventório foi uma grata surpresa. “Estamos acostumados á assistirem evasão no decorrer do curso. Aqui aconteceu o contrário. Iniciamos com 14 e concluímos com 26 alunos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário