quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Operação Militar

Enafron usa operação Ágata

para ações conjuntas no Acre

Nonato de Souza

Ascom\Sesp
Em 11/10/2012

O Comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, General de Brigada do Exército, Ubiratan Poty está em Rio Branco como coordenador regional da Operação ÁGATA 6, uma ação do Ministério da Defesa.
 
Hoje à tarde, momentos que antecederam uma coletiva a imprensa, o General Poty recebeu todos os gestores em Segurança Pública do Acre, para falar da operação quanto aos objetivos, efetivo e quantitativo, de equipamentos empregados.
O General demonstrou interesse em saber das políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para atender as famílias de brasileiros que ainda estão na faixa de fronteira dentro do território boliviano.
O secretário de segurança Pública Reni Graebner, presente a reunião, disse que o INCRA está fazendo um excelente trabalho de distribuição de terras para as famílias. O próprio INCRA admite encontrar alguma resistência por parte de fazendeiros que já moram na Bolívia há muitos anos, mas que não estão no perfil do programa de reforma agrária do Governo Federal pelo qual delimita os lotes entre 10 e 70 hectares (em casos especiais) e que ainda não contemplariam os interesses dessa parcela de brasileiros que estão naquele país.
 Rini cientificou o Genaral que no próximo dia 19 de outubro o embaixador do Brasil, a Bolívia Marcelo Biato vem ao Acre  e em sua agenda consta uma viajem até Porto Velho no dia 25, para uma possível agenda com o general.
Reni falou ainda das ações do Enafron no Acre, cuja Câmara Temática de Fronteira esteve reunida nesta quarta feira, dia 10 no comando do 10º pelotão do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS) baseado em Epitaciolândia, na Fronteira com Cobija, capital do Departamento do Pando (Bolívia).
Nesta reunião – com expressiva presença de executores e parceiros convidados do Enafron - ficou definido que o Acre iria aproveitar a estrutura da Operação Ágata para, de forma integrada, participar com  a operação do Enafron, adequando as datas, dias e horários da operação. Ficou definido ainda locais e horários onde as barreiras serão montadas.  Maiores detalhes da execução da operação não podem ser divulgadas para não atrapalhar a operação.
OPERAÇÃO ÁGATA 6
O General Poty explicou que a Operação ÁGATA, já em sua sexta edição, está incerida no projeto Enafron e faz parte do planejamento estratégico do Ministério da Defesa. È executada de forma conjunta com as demais instituições das Forças Armadas com a participação dos estados e município. Não existe data defina para encerramento.
 Lembrou que os Governos da Bolívia e Peru foram notificados da movimentação militar braseira na região de fronteira e convidou para que cada um enviasse um observador.  Quanto aos objetivos da operação o militar explicou que é para combater os atos ilícitos nas regiões da fronteira. Maiores informações no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário