quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Integração com a comunidade

3ª Regional da PM mobiliza comunidade
para exercício da cidadania e ações sociais



Para o comandante Ten. Coronel - PM Juvenal de Araújo Correia, avalia que a quantidade de parceiros que vem aderindo ao projeto, bem como a maciça participação da comunidade é uma resposta ao projeto que prefere a prevenção à prisão.
“Chegamos à conclusão que prender por prender, levando centenas de jovens para o presídio onde todos sabem não tem estrutura para ressociabilizá-los é o mesmo que condená-los a continuidade do desvio de comportamento que estão iniciando aqui fora. O diálogo e a prevenção contra as drogas, o envolvimento de ações compartilhadas entre polícia e comunidade tem nos prostrando que é esse o caminho”.
O cel. Juvenal explicou que nesta edição, o programa conta com parcerias do Ministério Público, Vara de Execuções Penais, SESEC, SENACA, Tribunal de Justiça, Policias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Escola Heloisa Mourão Marques, Igrejas Evangélicas, Escola Áurea Pires e Ayrton Sena, lideranças religiosa, de moradores e, naturalmente, a imprensa que dado bastante visibilidade ao projeto.
O governo mandou representantes através do gabinete civil e o secretário de Segurança Pública foi representado pelo secretário adjunto Ermicio Sena. Ele se lembrou da época em que lecionou na escola, em 1993: “Uma vez tivemos que retornar para casa sem aplicar aula. Um grupo de marginais estava na entrada do prédio cobrando pedágio para que a gente pudesse entrar”.
O Comandante da Polícia Militar e promotora de Justiça Marcela Osório também estavam entre as autoridades convidadas. Entre os serviços oferecidos nesta edição estão Responsabilidade da família na escola (palestra do MP) e esclarecimento sobre estatuto da criança e do adolescente.
A Vara de execuções Penais ministrou palestra sobre drogas, enquanto a Policlínica da PMAC fez apresentação sobre saúde bucal. Houve ainda demonstração sobre aproveitamento Alimentar e preparação de salgado, com técnicos do SENAC e Curso de Confecção de Bonecos com material reciclável. A Secretaria de Saúde participou do evento com atendimentos na área de enfermagem, vacinação e educação básica saúde e distribuição de preservativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário