terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Saldo positivo

EM COLETIVA SESP MOSTRA RESULTADOS DE 2011
 
Nonato de Souza & Amanda Borges
Ascom/SESP
Em 20/12/2011
No balanço geral os numeros da SESP foram muito bons
 Todas as metas foram alcançadas e o planejamento deve ser referencia para o próximo ano
Representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) formado por Secretaria de Segurança Pública (SESP – delegado Ildor Reni Graebner), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN – Sawana Carvalho), Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN- Delegado Dirceu Augusto), Corpo de Bombeiros (Cel. Flávio Ferreira Pires), Polícia Civil (Delegado Emilson Farias da Silva) e Polícia Militar, Cel-PM José Anastásio do Reis estiveram  recepcionando a imprensa na manhã desta segunda-feira para uma entrevista coletiva.
Reni disse que a SESP catalogou dados bastante positivos com investimento de R$ 8 milhões na área de reaparelhamento das polícias Civil e Militar, aquisição de novos equipamentos para vido monitoramento, O Disque Denuncia a ser implantado no início de 2012, a modernização de Rádio Analógicos para o sistema digital e seção de 32 antenas versátil a serem instaladas nas regiões de fronteiras.
No combate aos homicídios, disse que o Governo do Estado está de parabéns ao determinar a criação de um plano de metas para reduzir os indicadores da violência no estado. “Os resultados foram muito satisfatórios, Tínhamos uma meta de 7% como referencia de redutor de crimes de homicídio e conseguimos chegar esta data com a uma redução de 23,24% no Estado em relação ao ano passado” concluiu o secretário.
Em números, em 2010 foram assassinadas 185 pessoas e este ano 142. “Com a política de segurança implantada pelo governador conseguimos  reduzir   o número de vítimas de homicídio em 42. Foram 42 vidas  poupadas e se fosse apenas uma,    era mais que razão  para comemoramos”. 
 
Ações do Detran
A diretora do Detran, Sawana Carvalho reconheceu que apesar dos esforços e investimentos não foi possível baixar o número de acidentes com vitimas  fatais. No ano passado o numero de vitima fatais no trânsito foi 129. Em 2011 (até segunda-feira dia 19) o número de vitimas fatais no trânsito soma 165.
A diretora enumera vários investimentos já realizados. ”Foram instaladas 1.500 placas  de sinalização  e mais de 50 mil metros de faixas pintadas na capital e no interior. Estamos há 20 dias sem acidentes fatais no trânsito em Rio Branco e há 60 dias  sem registros em Cruzeiro do Sul. Saldo dos investimentos que estão sabendo realizados”, afirma
De acordo co a direção do DETRAN em 2011 foram emplacados 12.114 novos veículos uma média de 1.200 por mês. “Atualmente nossa frota está com 176 mil veículos sendo 121,50 só em Rio branco. Sendo que 70% deste total são motocicletas”. Estudos indicam que apenas 6% dos casos de acidentes com vitimas foram culpa da engenharia de trânsito. “Álcool, excesso de velocidade e desrespeito as leis, são as causas predominantes da violência no trânsito”, finaliza.
Ações da Polícia Militar
O coronel PM José Anastácio dos Reis, falou das ações preventivas e do reaparelhamento de todos os batalhões. Informou em primeira mão que no próximo ano será relançado o batalhão especial de PM mirim com a participação também das meninas em idade entre 12 e 14 anos.
O Bope teve atuação importante em operação de apoio às unidades do interior e também das outras secretarias. O comandante disse que este ano foram submetidos ao curso de aperfeiçoamento, 110 sargentos e 86 PM’s fizeram cursos diversos. 31 grupos de formação do Proerd, operação Álcool Zero cumpriu mais 80 das metas previstas para a Capital e Interior.
IAPEN

O diretor do Iapen, Delegado Dirceu Augusto, disse que a instituição é um paradoxo. “Se a segurança está bem o sistema incha e se o sistema vai mal o sistema também incha. A explosão demográfica dentro dos presídio é uma situação geral do país e não uma prerrogativa do Acre”. Ele afirma que ao cometer um crime, o cidadão é duplamente penalizado: pela lei e pela sociedade. A lei lhe absolve após a conclusão da sentença. A sociedade não.
“Seria bom que o ex reeducando tivesse oportunidade de reintegrar ao mercado de trabalho e ser uma pessoa de bem” continuou.isse que este próximo ano está sendo entregue a unidade prisional de Senador Guiomar com capacidade para   580 presos  mas se nada for feito em pouco tempo está também super povoado.

Policia Civil
O delegado Emilson Farias, contou que o Governo do Estado se comprometeu em 2012 a abrir concursos para peritos, legistas, papilocopista (policial especializado em identificação com digitais).Para a Polícia Civil, as delegacias novas de Capixaba e Mâncio Lima foram importantes para a redução de homicídios nos municípios, além ajudar no aparato e estrutura do interior.
Corpo de Bombeiros
O coronel do Corpo de Bombeiros Flávio Ferreira Pires, afirmou que a equipe dos bombeiros além dos habituais cursos de aperfeiçoamento, a brigada esteve no interior para esclarecer aos produtores rurais os perigos dos incêndios (queimadas). Ao todo, as palestras envolveram cerca de 600 pessoas.
Outro projeto que obteve sucesso este ano foi o Guarda-Vidas, que teve mais de 500 jovens inscritos. O programa procura beneficiar jovens em situação de risco. Foram aprovados garotos com o mínimo de condicionamento físico e preparação, no total 48 foram aprovados e continuaram com o treinamento para auxiliar no combate aos afogamentos.
Os aprovados ganham um auxílio para trabalhar de salva-vidas em clubes e banhos particulares, o que evita o envolvimento com a criminalidade, além de ser um apoio aos bombeiros, pois devido às ocorrências, nem sempre há salva-vidas oficiais disponíveis nos batalhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário