quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

líderes serão capacitado como coordenadores

SESP inicia a capacitação dos coordenadores 
dos fóruns comunitários de segurança pública

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em20/120/2011
 

Na tarde desta terça-feira 20, aconteceu no auditório da Sesp (2º piso do Palácio das Secretarias), a primeira reunião com coordenadores dos fóruns comunitários de Segurança Pública, instalados nas regionais de Rio Branco.
A reunião faz parte do curso de capacitação e mediação na construção de instrumentos necessários aos seus trabalhos junto a comunidade.
De acordo com depoimento do secretário adjunto de Segurança Pública professor Ermicio Sena, os coordenadores serão capacitados à atuar como lideranças. Pactuar um canal de diálogo permanente entre o Governo (Secretaria de Segurança Pública) e comunidade  e validar suas próprias eleições por ocasião da implantação dos fóruns.
 A diretora de Planejamento estratégico da SESP Bethe Oliveira pondera que é importantes os coordenadores aprenderem como lidar com os fóruns  e não serem marcados pela comunidade como meros informantes da polícia, colocando a própria vida em risco  em eventual ação de retaliação  por parte dos infratores.
Ela dá exemplos sobre a importância da participação popular na área de segurança pública: “Através dos nossos mecanismos de análise criminal, sabemos que em determinada comunidade a prática de agressão e tentativa de estupros são freqüentes. Em que dia da semana e a que hora acontece os ataques com mais freqüência.
Não sabemos, por exemplo, se nos locais dos ataques existem igarapés onde a comunidade comumente freqüenta. Se existe matagal que possa servir de esconderijos aos delinqüentes, se existe tráfego normal para que as viaturas da polícia  possa fazer patrulhamento... essas informações é que os coordenadores dos fóruns vão trazer para a Segurança e Pública e essa por sua  vez vai acionar por exemplo a secretaria  municipal de serviços urbanos para garantir a trafegabilidade das ruas, ou a Eletroacre para  recuperar a iluminação pública... Enfim...
Os coordenadores dos  Fóruns Comunitários de Segurança Pública  acionarão a SESP para  intervir  sempre  que a manutenção da ordem pública estiver ameaçada ou quando  ações de grupo e de pessoas esteja colocando a vida dos outros em risco.
É o coordenador do Conselho, por exemplo, quem vai subsidiar as forças de segurança, sob as irregularidades e/ou ações de hostilidades da paz, sempre que a ordem pública esteja comprometida.
Essas lideranças – explica o secretário adjunto Ermício Sena  – não são responsáveis pela segurança de suas comunidades nem têm poder de polícia. Atuarão como canal de diálogo. Trarão para o âmbito da segurança Publica os problemas detectados pelas famílias  de suas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário