quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

forum comunitário


SESP implanta fórum comunitário
de segurança em Manuel Urbano

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 13/12/2011


Na manhã desta terça-feira 13/12, a população do Município Manoel Urbano, representada pelas suas principais lideranças esteve reunida no auditório da Câmara de Vereadores para eleger o coordenador do Fórum Comunitário de Segurança Pública.
O fórum é uma iniciativa do Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública, compartilhando ações integradas com os órgãos de segurança pública, pactuando um Plano de Metas objetivando a redução dos índices de violência e da criminalidade no Estado.

Dentro das muitas ações do Plano de Metas (também chamado de Pacto pela Paz) estar à instalação de fóruns comunitários de Segurança Pública, na capital e demais municípios acrianos sob a coordenação do secretário adjunto de segurança Pública, Ermício Sena.

“Estes fóruns comunitários de segurança pública tem no diálogo, uma de suas principais ferramentas de aproximação da política de segurança com as instituições e com a sociedade civil”, afirma Ermício.

“Neste sentido – prossegue o secretário - iniciamos o debate ha cerca da instalação de um espaço de discussão deste tema nos municípios. A “idéia força” desta iniciativa permite uma maior aproximação dos problemas da área de segurança pública com os demais setores que tratam do tema, tanto do ponto de vista da prevenção, quanto da repressão”.

No âmbito da Secretaria de Segurança Pública a convicção que somente a conjugação de esforços dos governos federal, estadual, municipal e sociedade de um modo geral, poderão orientar os rumos que se deve dá a política de segurança de proximidade. Há um esforço compartilhado propondo que este debate se transforme em um tema permanente nos municípios.

A iniciativa do Governador Tião Viana tem, nas oficinas do Plano de Governo, realizadas no ano de 2010, o primeiro diagnóstico da Visão da Sociedade e orienta as políticas públicas do seu Governo para o setor de segurança.

O Fórum, pois permitirá que este diagnóstico seja revisto pela própria sociedade.  Permitirá a esta mesma sociedade propor ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública, alternativas viáveis tanto do ponto de vista operacional dos órgãos de segurança, como dos entes que compõe as redes governamentais e não-governamentais dos municípios.

Eleição de coordenadores

Por ocasião da implantação do fórum, as guarnições policiais civis e militares expuseram o resultado do Planto de Metas entre janeiro a novembro deste ano. Os números da criminalidade estão em queda livre e isso representa o sucesso do empenho de todos (polícia Civil, Militar, DETRAN, Ciatran e Bombeiros) na conquista dos resultados.
 Há o entendimento que muitos investimentos são necessários para dotar a segurança pública do município das condições ideais que a população deseja.  Existem defasagens de mão de obras nas forças de segurança e faltam mais viaturas.

Hoje, as lideranças elegeram o professor aposentado Barreto da Silva a assistente social Estela Nascimento como vice coordenadora do Fórum.  Francisco Lima, Edilene e Silvana Taumaturgo integram a comissão que vai subsidiar e dá suporte aos coordenadores e, portanto fazem parte da mesma comissão.

Mais sobre o município

O município de Manuel Urbano, nome dado em homenagem ao navegador Manuel Urbano da Encarnação que navegou pelo rio Purus no XlX fica distante 238 km de Rio Branco a margem esquerda do Rio Purus. Faz divida como Peru, Município de Paunim e Boca do Acre no Estado do Amazonas, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus. Está localizado na região do Vale do Acre, foi criado em 14 de maio de 1975 e tem uma população de 6.312 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário