sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Violencia está sendo vencida

Sesp presta contas  de ações que
possibilitaram redução de crimes

Nonato de Souza
Ascom SESP
Em 30/12/2011 

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SESP) tem orgulho em comunicar a população do Acre que estamos vencendo a criminalidade.
Tudo isso graças ao esforço compartilhado de todas as instituições que formam o Sistema Integrado de Segurança Publica (SISP), articulado pela Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, DETRAN e Instituto Penitenciário (IAPEN). 

No inicio de janeiro de 2011, o SISP foi convocada para conhecer e participar das discussões em torno do projeto “Pacto Pela PAZ”. Era o inicio da execução de um Plano Estratégico de Metas, concebido pela Diretoria de Planejamento Estratégico da SESP, a partir dos indicadores de 2010, focando na redução nos crimes contra a vida (homicídios) crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) e as lesões corporais.

Pela primeira vez em sua história, o Governo teria uma meta a ser cumprida na área de segurança pública. Meta que objetivava reduzir os indicadores de criminalidade e causar sensação de segurança entre a população. 
A direção da SESP, tendo a frente o secretário delegado da polícia Federal (aposentado), Ildor Reni Graebner; O cientista político e professor Ermício Sena, o diretor de operações Alberto da Paixão e o diretor de Instituto Penitenciário Dirceu Augusto de Souza, a economista Francisca Antônia de Oliveira (Bethe), teceram o planejamento a partir dos indicadores dos analistas criminais.
Com a pontuação dos locais com maior índices de ocorrências e a natureza dos crimes cometidos na naquela área, foi possível às polícias se planejarem, agir preventivamente e até evitar que alguns crimes ocorressem.  Esta foi à ferramenta que possibilitou os dados a seguir conforme o gráfico:
DETRAN em esforço contínuo para
Reduzir mortes no Trânsito

Mas nem tudo foram flores no caminho da SESP. Ainda que o Governo tenha feito altos investimentos no DETRAN, somado o esforço da diretora geral Savana Carvalho e sua dedicada equipe, os indicadores não são satisfatórios.
Numa conversa franca, Sawana firmou:  “embora  tal informação não reverta à alta no número de acidentes com vitimas fatais, o fato é que quase 18% das acidentes com vítimas fatais ocorreram nas rodovias federais que cortam o Estado e, portanto seriam  de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal - PRF”.
Reconhece que aquele órgão também tem muitos problemas  serem sanados, citando como exemplo, a falta de efetivo e mais viaturas.
Na parte  que compreende ao DETRAN ela disse no final de novembro, durante reunião da SISP. ”Estamos há 40 dias sem registro de acidentes com vitimas fatais em Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, as duas cidades mais povoadas do estado,  depois da capital, Rio Branco. “Fruto  - segundo ela - dos investimentos  em sinalização  e de faixas que superaram 15 km”.
Por fim a  diretora do DETRAN conclui dizendo que  apenas 6% dos acidentes foram provocadas por falha na engenharia de TRANSITO e garante que pelo menos 72% das casos de acidente violentos ou com mortes mores foram provocados por que o condutor estava sob efeito de álcool, não respeitou a sinalização  e  estava em excesso de velocidade.

“Some a isso o fato da nossa frota  ter aumentado 17 por só em 2011  e que 1.200 novos veículos são licenciados todos os meses  por mês.   

Estes foram os numeros do DETRAN: 

A inovação de trabalhar com análise criminais possibilitaram a SESP  alcançar índices  de  19,6% o percentual de homicídios para cada 100 mil habitantes, inferior 26% que é média nacional.  Esses indicadores são os menores dos últimos dez anos.
Além disse a segurança pública do acre conseguiu outro feio igualmente importante que foi reduzir  em 37% o numero de latrocínio. Em 2010  foram 14 contra oito deste ano.

OBS: o percentual de redução de ocorrências de latrocínio de 2011 em relação a 2010 é de 35,7%

 Novos Investimentos

A oura boa noticia é que o governador Tião Viana já garantiu ser 2012, o no da segurança Pública. Promete investi muito mais que os investimentos feitos em 2011. Já autorizou a contratação de quatrocentos novos agentes de polícia civil e vai reimplantar no âmbito da Polícia Militar. O Pelotão de Cavalaria.
As nossas fronteiras  serão melhores protegidas em 2012. O governo federal já liberou a primeira parcela dos investimentos que serão  necessários para a implantação do Policialmente Especial de Fronteiras. Enfim, a perspectiva para  2012 na área de segurança deixou todos  otimistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário