sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mudança de Paradigmas


Reengenharia dos processos da SESP busca
a excelência na prestação dos seus serviços

Nonato de Souza
Ascom/Sesp
Em 06/12/2011


Com o intuito é reestruturar internamente os processos, buscar um alinhamento estratégico com o Plano de Metas – Pacto pela Paz -, e com a colheita de resultados do Governo, a Secretaria de Segurança Pública - SESP -, implanta um projeto de Reengenharia dos processos internos.

Com este sistema de gestão administrativa pretende-se repensar e adequar os processos nucleares, como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos projetos, a cultura organizacional, a resposta às demandas, entre outros, a fim de reduzir custos, aumentar a produtividade, o aumento do grau de satisfação do cliente e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos colaboradores.

Diferentemente da reengenharia tradicional, que parte de cima para baixo e visa obter resultados num curto espaço de tempo, este sistema será misto porque contará com a participação de todos os colaboradores e a utilização dos conceitos e princípios da gestão pela qualidade total (TQM), porque vamos implantar melhorias nos processos já existentes através da eliminação dos problemas identificados e realinhar outros, com o mesmo objetivo, implantando uma gestão pela qualidade e de forma participativa, num prazo médio.

O gerenciamento do projeto será realizado por uma Coordenação Geral, com os próprios técnicos da SESP, sob a supervisão direta do Secretário Rení Graebner. O projeto já lançado no dia 06 de dezembro, deste ano, mas será iniciado somente em fevereiro de 2012 e a sua finalização está programada para o final do mesmo ano, quando se pretende ter construído todos os procedimentos operacionais, seus fluxogramas, a missão e o regimento interno.

Este projeto será mais um marco regulatório na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre - SESP - porque alguns dos setores não possuem sistematizados os seus procedimentos operacionais, o fluxograma dos seus processos existentes, assim como não existe o regimento interno do Órgão.

A inovação administrativa também tem uma forte base nas experiências já vivenciadas noutras ocasiões pelo Secretário Reni Graebner, que já exerceu as atividades voluntárias de avaliador do Programa de Qualidade no Serviço Público, gerenciado pelo Ministério de Planejamento, por 4 anos, em 1999, 2000, 2001 e 2002; de representante da administração na condução da implantação da ISO 9001/2000 na certificação de processos na Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, no período de 2000 a 2003, possui curso de auditor interno e de auditor líder da ISO 9001/2000, entre muito outros de gestão, como MBA em administração.

O secretário Graebner detectou neste primeiro ano, a frente da SESP, que em alguns casos o servidor de determinado setor não tinha o conhecimento claro do serviço que prestava. “Se ele próprio, servidor, não entende o que faz e não possui o seu procedimento estabelecido, como é possível oferecer um serviço de qualidade aos usuários”. E acrescenta:

“Temos a obrigação de dominar o conhecimento do que fazemos, da nossa missão e das nossas potencialidades. Precisamos evitar o retrabalho e otimizar o tempo e os recursos na busca da eficiência, da eficácia e da efetividade. Essa é a essência do Projeto de Reengenharia de Processo que estamos implantando na SESP”.

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