sábado, 12 de novembro de 2011

Política de boa vizinhança

Embaixador do Brasil faz visita 
oficial em Bolpebra na Bolívia

Nonato de Souza
Ascom/Sesp
Em 12/11/2011


O embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biato, esteve no último fim de semana em visita oficial aos vizinhos Bolívia e Peru.
Liderava uma comissão de integração, formada pelo primeiro secretário Murilo Vieira Komniski, o embaixador do Brasil no Peru, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, o governo autônomo do Departamento do Pando, dr. Luis Adolfo Flores Robert e o secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Renir Graebner, representando o governador Tião Viana.

O embaixador estava em viajem de reconhecimento e integração entre os povos. Esteve em Palpebra e Iñapari à primeira cidade peruana, localizada na tríplice fronteira, formada com Brasil (Assis Brasil-AC) e Bolívia (Bolpebra).
Em Bolpebra, Biato reafirmou a intenção do Governo Brasileiro em manter a política de paz que caracterizam as relações entre os três países, bem como da determinação de concentrar esforços para promover, na integridade, uma polícia que fortaleça as relações comerciais, culturais e econômicas entre os povos.
Já em Cobija, a comissão visitou o comandante geral da Polícia  Departamental Del Pando, Coronel Mário Luiz Chacon Calderon.

O embaixador se disse encantado com a política de cooperação e integração entre as polícias de Cobija e do Brasil, através do Acre. Tomou conhecimento do acordo firmado em convênio para a localização apreensão e devolução de veículos furtados ou roubados entre os dois países
.
Chacom Calderon entregou ao secretário Reni Graebner, uma relação com número de chassis de cinco veículos apreendidos pela polícia boliviana e que estão à disposição das autoridades brasileiras.
Ao final da visita, o secretário de segurança pública do Acre garantiu ter em mãos ralação com informações sobre 40 motocicletas apreendidas no Brasil e que deverão, no momento oportuno, serem entregues às autoridades bolivianas.

Ao da missão em território boliviano Biato esclareceu que a função da Embaixada do Brasil na Bolívia, cuja natureza é tipicamente diplomática, implica representar o Estado brasileiro perante o Estado boliviano, promover relações amistosas e desenvolver as relações políticas, econômicas e comerciais, culturais e científicas entre os dois Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário