sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Nossos números



Acre tem a menor taxa de homicídios nos últimos dez anos

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 24/11/2011

Faltando apenas 37 dias para o fechamento do calendário de 2011 o numero de mortes por homicídio  é de apenas  134 em todo  Estado.  Segundo o Setor de Análise e Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SESP), Isso representa 17 homicídios para cada 100 habitantes, marca histórica e abaixo da média nacional registrada na última década que foi de 24,6 homicídios, para cada 100 mil habitantes.
De acordo com o secretário de segurança Pública, Ildor Reni Graeber, o objetivo do Plano Metas elaborado em fevereiro deste ano, era reduzir os crimes de homicídio em 7%.
No ano passado foram contabilizados 180 homicídios no Estado. Como resultado, o Plano de Metas mostra em números absolutos que, os homicídios em 2011 são de 167. Uma redução 13 mortes em relação ao ano passado.
O secretário esclarece porém que, os 7% são apenas um referencial. Todas as instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) querem aumentar a meta. O “foco” é reduzir o número de homicídios no Estado para 150 homicídios.
Felizmente as evidências apontam para um número bem menor, pois mesmo sendo final de novembro, o numero de homicídios é de 134. Confirmadas tais previsões a redução do número de mortos seria 29 e a redução do número de mortes por 100 mil habitantes de subiria para 16,6% bem abaixo, portanto da média nacional.
Para a diretoria de Planejamento Estratégico da SESP, tais estimativas colocarão o Acre entre os estados brasileiros a conseguir extraordinária redução de homicídios para a marca histórica de 19, 9 mortes para cada 100 mil habitantes.
Vale lembrar que a menor taxa de crimes de homicídios registrado no Estado foi em 2005 quando chegou a 21,2 crimes para cada 100 mil habitantes.
Esta é a maior redução da criminalidade em 10 anos no acre! Ninguém tem dúvidas que os objetivos do Plano de Metas serão alcançados e superados graças à eficiência da coordenação da SESP e dos esforço das polícias em seus trabalhos de forma integrada.

No trânsito aumenta o número de vítimas fatais

O trânsito vem causando preocupações. O DETRAN aumentou o número de fiscais e agentes de trânsito. Adquiriu veículos para patrulha e fiscalização. Tem investido pesado em campanhas educativas.  Na exposição de faixas tanto na capital quanto no interior. 
Apesar disso, o numero de vitima fatais em acidentes no trânsito aumentou. Na capital, o número de vitimas fatal subiu 11,94%. No interior o aumento foi de 55,36% e no Estado chegou a 31,71%.  Em números absolutos, entre Janeiro a 16 de novembro deste ano, morreram 162 pessoas contra 123 no mesmo perídio do ano passado.

Entre os muitos fatores que contribuíram para os índices atuais estão: Excesso de velocidade. Álcool na direção, desobediência a sinalização, retirada de radares, e o mais forte argumento: Um aumento de frota bem superior a 150% nos últimos dez anos. Saltamos de 76.610 veículos em 2005 para 155.371 em 2010.  Este ano até dia 16 de novembro, a frota acriana chega a 169.966 veículos.
Nas ações integradas neste final de ano, o DETRAN estará presente com fiscalizações e blitz na continuidade da “Operação Álcool Zero”, além de continuar suas campanhas educativas.
Uma alternativa levantada na reunião do SISP foi a criação de um batalhão  especializado em trânsito da Policia Militar que comandaria todos os serviços de fiscalização do trânsito na capital e certamente teria maior poder de polícia do que os agentes de trânsito.Atualmente são civis e em número muito reduzido para atender toda a demanda no trânsito.
De qualquer forma, é imprescindível que os condutores de veículos e motocicletas, tenham maior cautela em dirigir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário