terça-feira, 22 de novembro de 2011

Operação Papai Noel



SESP fala da integração dos órgãos
de segurança e da redução de homicídios

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 21/11/2011
 
Os comandos das instituições do sistema Integrado de Segurança Pública – SISP -  reuniram-se no final da tarde desta segunda-feira 21, para integrar ao planejamento da “Operação Papai Noel”.
Ações do DETRAN, das Policias Civil e Militar. Do corpo dos Bombeiros Militares e do Funrepol, cuja operação  teve início dia 18 com encerramento previsto para 13 de janeiro de  2012 . O SISP é formado pela Secretaria de Segurança Pública (SESP), Polícia Militar, Polícia Civil, DETRAN e Corpo de Bombeiros.

Ao final da reunião, o Secretário de Segurança Pública, esclareceu a imprensa que a operação já faz parte do calendário de atividades da Polícia Militar sempre nesta época do ano.
“No entanto, por determinação do Governador, as demais instituições farão ações integradas garantindo segurança para os comerciantes e para a população que vai as ruas fazer suas compras natalinas”.
Neste sentido, explica o Secretário, a Polícia Militar estará em patrulhamento ostensivo e permanente, usando toda disponibilidade de efetivo, procurando proporcionar toda segurança necessária para a população e, ao mesmo tempo, mandando um recado aos promotores da criminalidade. A polícia está atenta!. 
Outra ação da Polícia Militar é monitorar os passos dos reeducandos beneficiados pelo Indulto de Natal.
A Polícia Civil irá trabalhar no cumprimento de Mandados Judiciais.  Recolhendo os foras da lei e conseqüentemente inibindo mais atos ilegais.  O FUREPOL atuará em parceria com homens do Corpo de Bombeiros, na fiscalização de bares e demais locais onde são comercializadas bebidas alcoólicas.

Nossos números podem ser históricos

De acordo com o setor de Análise Criminal da SESP, faltam 41 dias para o fechamento do calendário de 2011. Até esta data foram registrados 134 crimes de homicídios.
Isso representa 17 homicídios para cada 100 habitantes, marca histórica muito abaixo da média nacional que registrou no ano passado 26,5 homicídios para cada 100 mil habitantes.
A projeção do Plano Metas elaborada pela SESP em fevereiro deste ano era reduzir os crimes de homicídio em 7%. No ano passado foram 180 homicídios no Estado.
Para a diretoria de Planejamento Estratégico da SESP, a projeção para 2011 é 151 homicídios. Caso a previsão se confirma, colocará o Acre entre os estados brasileiros a conseguir extraordinária redução de homicídios para a marca histórica de 19, 9 crimes de homicídio para cada 100 mil habitantes.
Vale lembrar que a menor taxa de crimes de homicídios registrado no Estado foi em 2005 quando  chegou a 21,2 crimes para cada 100 mil habitantes.
Esta é a maior redução da criminalidade em 10 anos no acre!
Ninguém tem dúvidas que os objetivos do Plano de Metas serão alcançados e superados graças à eficiência da coordenação da SESP  e dos esforço das polícias em seus trabalhos de forma integrada.

No trânsito aumenta o número de vítimas fatais

O trânsito vem causando preocupações. O DETRAN aumentou o número de fiscais e agentes de trânsito. Adquiriu veículos para patrulha e fiscalização. Tem investido pesado em campanhas educativas.  Na exposição de faixas tanto na capital quanto no interior.
Apesar disso, o numero de vitima fatais em acidentes no trânsito aumentou. Na capital, o número de vitimas fatal subiu 11,94%. No interior o aumento foi de 55,36% e no Estado chegou a 31,71%.  Em números absolutos, entre Janeiro a 16 de novembro deste ano, morreram 162 pessoas contra 123 no mesmo perídio do ano passado.
Entre os muitos fatores que contribuíram para os índices atuais estão: Excesso de velocidade. Álcool na direção, desobediência a sinalização, retirada de radares, e o mais forte argumento: Um aumento de frota bem superior a 150% nos últimos dez anos. Saltamos de 76.610 veículos em 2005 para 155.371 em 2010.  Este ano até dia 16 de novembro, a frota acriana chega a 169.966 veículos.
Nas ações integradas neste final de ano, o DETRAN estará presente com fiscalizações e blitz na continuidade da “Operação Álcool Zero”, além de continuar suas campanhas educativas.
Uma alternativa levantada na reunião do SISP foi a criação de um batalhão  especializado em trânsito da Policia Militar que comandaria todos os serviços de fiscalização do trânsito na capital e certamente teria maior poder de polícia do que os agentes de trânsito.Atualmente são civis e em número muito reduzido para atender toda a demanda no trânsito.
De qualquer forma, é imprescindível que os condutores de veículos e motocicletas, tenham maior cautela em dirigir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário