sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CONSISP AVALIA REDUÇÃO DE VIOLÊNCIA


Sesp reúne Comitê de Gestão para
avaliar  indicadores de criminalidade

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 17/11/2011

SESP está confirmando o excelente desempenho do plano de redução de criminalidade para 2011


O Comitê Gestor do Sistema Integrado de Segurança Pública – CONSISP - esteve reunido na quarta 16, ordinariamente para avaliar os indicadores da criminalidade e realinhar falhas pontuais que não permitiram atingir os objetivos traçados no Plano de Metas da Segurança Pública para 2011.
A CONSISP se reúne ordinariamente a cada três meses ou extraordinariamente, se um fato relevante assim o justificar. É presidido pelo Secretário de Segurança Pública e composto por representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e Iapen.
A diretora de planejamento estratégico da SESP, Antônia Francisca de Oliveira (Bethe) fez apresentação dos gráficos com amostragens que reafirmam a redução dos homicídios consumados em 21,18 no Estado, 26,26% no interior e 14,08% na capital.
Entre as regionais de Segurança Pública, destaque para a Primeira Regional onde estão localizados a maior densidade de pessoas e todo Centro Comercial de Rio Branco. Em números, foram registrados entre 1º janeiro a 16 de novembro, 14  homicídios. A projeção para o mesmo período deste ano era 12. Foi registrado apenas um crime de homicídio. Saldo positivo de  92,2%.

DETRAN FICOU DEVENDO

Os números de Detran não são bons. Fatores que agregam, imprudência, velocidade, álcool e aumento de frota (até agosto deste ano havia uma elevação de 16% em relação ao ano passado). Em Rio Branco circulam diariamente, ou pelo menos estão cadastrados no Detran, 118mil 760 veiculos. Em todo Estado, são 169 mil 669 veículos. Toda essa frota circulando em nosso sistema viário, ainda precário,    contribuem para aumento de mortes no trânsito. Tanto  na capital quanto no interior.

 O que chama à atenção é a variação percentual (62,26%) do número de vítimas fatais em acidente de trânsito no interior ocorrido no período compreendido entre 1º de  janeiro à 16 de novembro de 2011, em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Em números absolutos, no período em questão, o transito matou 118 pessoas. Em 2011 o número de mortes subiu para 160. Na capital houve um aumento de 13,85% e no Estado 35,59%. Vale ressaltar a opinião do analista de sistema responsável pelos gráficos. “Aqui estão todos aos acidentes registrados no Acre, inclusive aqueles ocorridos nas Rodovias Federais como BR-317 e BR-346”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário