terça-feira, 26 de abril de 2011

Criminalidade reduzida

SESP reduz índices de criminalidade em todo Estado

A Secretaria de Segurança Pública – SESP, sai na frente ao apresentar o resultado das ações dos três primeiros meses da atual administração estadual.
Escrito por Nonato de Souza
Decom/SESP

No início do ano, a exemplo do que ocorreu com as demais secretarias, a SESP reuniu seus técnicos e elaborou um plano de metas a ser executado ao longo  de 2011.
O plano de metas é uma das diretrizes administrativas do atual Governo como forma de acompanhar o desenvolvimento de cada pasta e exigir dos seus principais assessores, políticas públicas para cada setor da sociedade mas que atenda interesses comuns e que tais ações, tenham o máximo de envolvimento da população.
No âmbito da SESP, após a elaboração do plano de metas foi apresentado ao governador. Ele gostou e aprovou. Exigiu que a cada três meses, o secretário apresentasse resultados e lhe informasse quais as dificuldades que pudessem dificultar a execução das metas planejadas.
O mesmo Plano e Metas está sedo levado ao conhecimento das comunidades do interior, para que seja explicado e adequado as necessidades de cada região, através de fóruns municipais e regionais de segurança pública. O secretário adjunto de segurança pública Ermicio Senna - a frente da coordenação dos fóruns municipais - explica  que os fóruns serão permanentes. “A própria comunidade poderá convocá-los e aplicar as mudanças que melhor atender suas necessidades”.
Apresentação da  primeira prestação de contas
Por toda manhã desta segunda-feita 26, comandantes de regionais de segurança pública da capital e interior fizeram exposição dos resultados do primeiro trimestre do planejamento estratégico para   redução dos indicadores  de crimes, com foco  nos crimes contra a vida, o patrimônio e o tráfico de drogas.
Ao final do encontro, a indisfarçável satisfação pelo dever cumprido e a comprovação  que a segurança pública do Acre  caminha a passos largos  para alcançar a satisfação plena e proporcionar a sensação de segurança que a população  merece.
Os números deixaram todos bem otimistas
O secretário de Articulação Institucional, José Fernando Rêgo -, representando o governador na reunião se disse surpreso pelos resultados alcançados em apenas três meses. Havalia que na reunião do próximo dia 10, quando as demais secretarias farão a exposição dos seus respectivos resultados, a SESP será destaque.
Para o secretário de Polícia Civil, delegado Emylson Farias, os resultados positivos deste momento não devem servir de influencia para acomodações. Entende que os caminhos são longo e há muito a ser feito.
 O secretário de Segurança Pública, delegado Reni Graebner, se disse particularmente feliz. “Quando elaboramos nosso plano de metas, muitos consideraram excesso de otimismo o pleito de 10 por cento  na redução  dos indicadores de violência.  Com apenas três meses, conseguimos atingir   a marca de 50 por cento”.
Muitas dificuldades foram levadas ao conhecimento do Governador através do secretário Reni Graebner, em busca de solução.
Na região do Alto Juruá, onde estão os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Taumaturgo e Porto Walter,  existe  deficiências de material humano, viaturas  (carros e motos) adequados as  especificidades da região e até reformas e  ampliação de delegacias  e quartéis.
 No Vale do Purus, a reclamação de fiscalização rodoviária para inibir  a migração de marginais de Rio Branco que vão a Sena Madureira cometer roubos e furtos. Excesso de armas de fogo, furtada por bandidos na zona rural e até falta de iluminação pública que facilita a ação de traficantes.
Em Feijó foi delatado que o consumo indiscriminado de álcool entre a população indígena é um fator que contribui para violência enquanto Tarauacá, cuja área rural se estende em direção a Cruzeiro do Sul, concentra maior densidade populacional e registra diversos tipo de delitos  motivado por bebedeiras.
Tudo foi anotado. Daqui a três meses será feito avaliação do 1º Semestre/2011. É possível que essas demandas estejam resolvidas e que outras dificuldades sejam apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário