sábado, 30 de abril de 2011

visita ao CIESP

CIESP terá seu stand de tiros em seis meses

 As chuvas atrasaram as obras em três meses mas não trazem maiores prejuízos as atividades do centro

Escrito por Nonato de Souza
DECOM/SESP

Secretário Renir Graebner visita obra  de Stand no CIESP
O secretário de segurança pública – SESP - delegado Ildor Reni Graebner esteve esta semana fazendo uma visita ao canteiro de obras do “Stand de Tiros” do Centro Integrado e Estudos em Segurança Pública – CIESP.
Foi se inteirar do andamento das obras e demonstrou certa preocupação ao saber que a construção deve atrasar em seu cronograma, devido a intensidade das chuvas que tem ocorrido em Rio Branco.
Ainda que nesta fase a construção esteja centrada  na parte de alvenaria e ferragens as chuvas prejudicam porque impedem o acesso de material de construção, como cimento, tijolos, areia e brita.  A empresa responsável pelas obras  garante entregar toda ampliação da estrutura do  CIESP  em seis meses. O prazo inicial era dois meses.
Ao encerramento da visita, o secretário disse que o governador Tião Viana faz questão de ficar ciente do andamento das obras que recebeu de seu antecessor - Binho Marques  - e as que foram iniciadas no seu governo, para que nada – com exceção  das condições climáticas – possam atrapalhar o andamento das obras.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Polícia e comunidade

Projeto esportivo e sócio cultural da PM
leva recreação às famílias da Baixada do Sol

Escrito por nonato de Souza
Decom/SESP
 


A iniciativa do comando militar da 3ª Regional de Segurança Pública de Rio Branco em levar  Cidadania, Esportes, Saúde e Lazer para moradores dos bairros Sobral, Palheiral, Bahia, Aeroporto Velho e João Eduardo  foi bem aceita  pelas comunidades envolvidas  e elogiada por todos.
Instituições públicas, como o Ministério Público, SESC e SENAC, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Escola de Musica, Secretaria de Esportes Turismo e Lazer, são parceiros da Polícia Militar em seu projeto de integrar ações de segurança pública com a participação das comunidades, da forma como determina as diretrizes do governador Tião Viana.
As atividades esportivas de lazer e cultural acontecem por todo dia e se encerram às 17hs no Centro da Juventude na “Baixada do Sol”. O secretário de Segurança Pública esteve presente representando o governo do Estado. Disse que o projeto da 3ª Regional é importante porque promove relações sociais entre os povos e aproxima a polícia da comunidade.
No campo das atividades oferecidas, mães solteiras procuram os serviços de assistência social, o SESC promove aulas prática de corte de cabelo e a secretaria municipal de saúde fez coleta de pressão arterial. As crianças se divertem em barulhentas atividades recreativas promovidas pela Secretaria de Esporte Turismo e Lazer.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Policia e comunidade

Polícia e comunidade juntas em
 projeto socialune bairros da periferia
Nonato de Souza (Assessoria Sesp)
28-Abr-2011
A 3ª Regional de segurança pública promove ação naBaixada do Sol e leva cidadania a 17 bairros

Moradores dos bairros Palheiral, Bahia, João Eduardo e Sobral, conhecidos como Baixada do Sol, e mais 12 bairros adjacentes, serão contemplados nesta sexta-feira, 29, com um programa de lazer, esporte, saúde e cidadania. O evento terá como palco o Centro da Juventude na Baixada do Sol, a partir das 8 horas.

A atividade faz parte do Projeto Ação Social e Cidadania na Comunidade, criado e desenvolvido pelo comando do 3º Batalhão da Polícia Militar e da 3ª Regional de Segurança Pública. O projeto atende as diretrizes do governador Tião Viana, de promover a integração da polícia com as comunidades para reduzir os índices de criminalidade.

O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, vai participar da abertura da programação. “A iniciativa do comandante da 3ª Regional deve servir de exemplo e estimular os demais comandos militares a fazerem o mesmo. O governador tem nos ordenado a apoiar todas as iniciativas que visem tornar a polícia mais cidadã e promover políticas de aproximação com a sociedade”, destacou.
 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Lideranças e o Plano de Metas

Lideranças conhecem plano de metas para
 reduzir índices de criminalidade em 2011


Escrito por nonato de Souza
Decom/SESP


A Secretaria de Segurança Pública – SESP tem cumprindo extensa agenda de reuniões para falar do seu Plano de Metas, com foco na redução dos indicadores de violência em 2011.
Na manhã de segunda feira 25, o secretário adjunto Ermício Sena esteve reunido com diretores da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb) tratando dos preparativos para os Fóruns Regionais de Segurança Pública de Rio Branco e pedindo mobilização das lideranças comunitária para conhecer, dar sugestões e debater o Plano de Metas, construído por técnicos do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP.
Essa reunião aconteceu no final da tarde de terça-feira 26, no auditório da SESP, localizado no 2º piso do Palácio das Secretarias. O próprio secretário de segurança Ildor Reni Graebner presidiu a reunião e falou das matas alcançadas no primeiro trimestre desde ano.
Graebner disse às lideranças que o resultado obtido em três meses surpreendeu até os mais céticos que no início achavam exagero a previsão de redução de criminalidade em 10% e optaram por um índice de 6%. Agora se deparam com uma redução de 50% em todo o Estado.
O secretário lembrou que o mesmo plano será apresentado em fóruns nas regionais da capital e no interior. “As determinações do governador é que a população seja ouvida, apresente sugestão, faça criticas mais ao final, que todos sejam contemplados com uma política de segurança pública compatível com as necessidades de cada município, bairro ou regional”.
Os fóruns a serem criados nas regionais – explica o secretário – são permanentes e devem ser convocados por um comitê criado nas comunidades para deliberarem sobre o que for melhor para eles. “O governador quer maior envolvimento da comunidade no combate a criminalidade”. Finaliza!

Tolerância zero contra a criminalidade

Sistema Integrado de Segurança Pública vai combater o tráfico de drogas
Escrito por nonato de Souza
Decom/Sesp


O secretário de Segurança Pública Ildor  Reni Graebner, acompanhado do seu diretor de operações DPF (aposentado)  Alberto Nascimento Paixão, esteve em visita oficial no final da tarde de segunda-feira 26, a séde  da Delegacia de Investigações Criminais,   endereço na Estação Experimental, compartilhado pela Delegacia Anti Assalto e  Delegacia de  Repressão a Entorpecentes - D.R.E.
 Da reunião participaram  o secretário de Polícia Civil, delegado Emylson Farias,  os delegados da Delegacia Anti Assalto, Cleyton Videira e Robert Cunha, e os da D.R.E, Pedro Paulo e Silvano Rabelo.
Na pauta, o tratamento e desinformação que  cita  o Estado do Acre como rota  ou “paraíso” da nova droga intitulada “oxi” que na realidade é mais um sub-produto da cocaína e o esboço do planejamento  de uma mega operação  para frear à ação dos traficantes que atuam na capital.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Criminalidade reduzida

SESP reduz índices de criminalidade em todo Estado

A Secretaria de Segurança Pública – SESP, sai na frente ao apresentar o resultado das ações dos três primeiros meses da atual administração estadual.
Escrito por Nonato de Souza
Decom/SESP

No início do ano, a exemplo do que ocorreu com as demais secretarias, a SESP reuniu seus técnicos e elaborou um plano de metas a ser executado ao longo  de 2011.
O plano de metas é uma das diretrizes administrativas do atual Governo como forma de acompanhar o desenvolvimento de cada pasta e exigir dos seus principais assessores, políticas públicas para cada setor da sociedade mas que atenda interesses comuns e que tais ações, tenham o máximo de envolvimento da população.
No âmbito da SESP, após a elaboração do plano de metas foi apresentado ao governador. Ele gostou e aprovou. Exigiu que a cada três meses, o secretário apresentasse resultados e lhe informasse quais as dificuldades que pudessem dificultar a execução das metas planejadas.
O mesmo Plano e Metas está sedo levado ao conhecimento das comunidades do interior, para que seja explicado e adequado as necessidades de cada região, através de fóruns municipais e regionais de segurança pública. O secretário adjunto de segurança pública Ermicio Senna - a frente da coordenação dos fóruns municipais - explica  que os fóruns serão permanentes. “A própria comunidade poderá convocá-los e aplicar as mudanças que melhor atender suas necessidades”.
Apresentação da  primeira prestação de contas
Por toda manhã desta segunda-feita 26, comandantes de regionais de segurança pública da capital e interior fizeram exposição dos resultados do primeiro trimestre do planejamento estratégico para   redução dos indicadores  de crimes, com foco  nos crimes contra a vida, o patrimônio e o tráfico de drogas.
Ao final do encontro, a indisfarçável satisfação pelo dever cumprido e a comprovação  que a segurança pública do Acre  caminha a passos largos  para alcançar a satisfação plena e proporcionar a sensação de segurança que a população  merece.
Os números deixaram todos bem otimistas
O secretário de Articulação Institucional, José Fernando Rêgo -, representando o governador na reunião se disse surpreso pelos resultados alcançados em apenas três meses. Havalia que na reunião do próximo dia 10, quando as demais secretarias farão a exposição dos seus respectivos resultados, a SESP será destaque.
Para o secretário de Polícia Civil, delegado Emylson Farias, os resultados positivos deste momento não devem servir de influencia para acomodações. Entende que os caminhos são longo e há muito a ser feito.
 O secretário de Segurança Pública, delegado Reni Graebner, se disse particularmente feliz. “Quando elaboramos nosso plano de metas, muitos consideraram excesso de otimismo o pleito de 10 por cento  na redução  dos indicadores de violência.  Com apenas três meses, conseguimos atingir   a marca de 50 por cento”.
Muitas dificuldades foram levadas ao conhecimento do Governador através do secretário Reni Graebner, em busca de solução.
Na região do Alto Juruá, onde estão os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Taumaturgo e Porto Walter,  existe  deficiências de material humano, viaturas  (carros e motos) adequados as  especificidades da região e até reformas e  ampliação de delegacias  e quartéis.
 No Vale do Purus, a reclamação de fiscalização rodoviária para inibir  a migração de marginais de Rio Branco que vão a Sena Madureira cometer roubos e furtos. Excesso de armas de fogo, furtada por bandidos na zona rural e até falta de iluminação pública que facilita a ação de traficantes.
Em Feijó foi delatado que o consumo indiscriminado de álcool entre a população indígena é um fator que contribui para violência enquanto Tarauacá, cuja área rural se estende em direção a Cruzeiro do Sul, concentra maior densidade populacional e registra diversos tipo de delitos  motivado por bebedeiras.
Tudo foi anotado. Daqui a três meses será feito avaliação do 1º Semestre/2011. É possível que essas demandas estejam resolvidas e que outras dificuldades sejam apresentadas.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Segurança com participação popular

SESP chama lideranças comunitárias para discutir segurança
Primeiro encontro aconteceu no gabinete do secretário na manhã desta segunda-feira.
Escrito por nonato de Souza
Decom/SESP
 
 
Liderança comunitárias são chamadas a apresentarem sugestões sobre planejamento de metas para reduzir indicadores de violência

 Diretores da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira 25, com o secretário adjunto de Segurança Pública Ermício Sena, tratando dos preparativos para o Fórum Municipal de Segurança Pública de Rio Branco que deve acontecer na primeira semana de maio.
Sena lembrou que o fórum não é permanente. As decisões definidas durante o fórum podem ser modificadas conforme as necessidades que forem surgindo até que  os objetivos fins - que é reduzir os indicadores de violência - sejam alcançados.
 Nesta terça-feira dia 26, às lideranças serão novamente reunidas.  Desta vez com as presenças do secretário de Segurança Pública  dr. Renir Graebner e do comandante da Polícia Militar, José dos Reis Anastácio. O encontro está marcado para as 16:00h no auditório da SESP no segundo piso do Palácio das Secretarias.
 Na pauta, à apresentação do Plano de Metas traçado por técnicos da segurança pública, já apresentado e aprovado pelo Governador Tião Viana. E por determinação do próprio  governador,  o plano deve ser apresentado às comunidades através de suas representações, para que cada comunidade possa opinar, apresentar sugestões e definir  o que for melhor para eles. 
O governador quer maior envolvimento da comunidade no combate a criminalidade. Acredita que o “Fórum Municipal de Segurança Publica” é o canal adequado para que todos sejam ouvidos e participem  de um planejamento de metas, adequado às  suas reais necessidades.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Polícia Civil tem casa própria em modernas instalações

População terá ambiente confortável
se precisar dos serviços da Polícia Civil.


As vésperas da data em que é comemorado o Dia Nacional do Policial Civil, o Governo do Estado entrega oficialmente a nova sede da Secretaria de Polícia Civil do Acre. No mesmo ato entregou ao Departamento de Policia Técnica, modernos laboratórios de balística, química e biologia.
“Toda estrutura necessária para fortalecer o trabalho de investigação da prova material e técnica do crime. Numa demonstração que o Governo do Estado está dotando a segurança pública com os ingredientes necessários para a redução dos indicadores de crimes em todo o Estado”, avalia o secretário de Polícia Civil, delegado Emylson de Farias.
Para o secretario de segurança Ildo Reni Graebner, a centralização de todos os serviços da polícia civil em um único prédio é uma demonstração da boa administração dos últimos governos, Jorge Viana e Bento Marques e da excelente gestão do secretário de Polícia Civil, delegado Emylson de Farias. Reni afirmou que a SESP, “continuará apoiando todos às ações da Polícia Civil e dos demais órgãos que compõem a Segurança Pública do Estado”.
O vice governador Cezar Messias - representando governador Tião Viana - disse que foram investidos R$2.8 milhões em obra e equipamentos. Garantiu que muitas outras surpresas serão anunciadas pelo governo na próxima semana vindoura.
E finalizou afirmando que os investimentos representam uma resposta do Governo do Estado ao excelente trabalho desenvolvido pela Policia Civil. A instituição é um orgulho para todos nós e uma referencia nacional: “Ternos a incrível marca de 75 por cento na identificação de autoria dos crimes homicídio, bem superior a maioria dos estados brasileiros”. 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Violência combatida com tecnologia

Governo leva tecnologia para análises
criminais em todo o interior do Estado     

Nonato Souza    
18-Abr-2011 

Sena Madureira e Manuel Urbano fecham o ciclo de reuniões e treinamento

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) concluiu em Sena Madureira o ciclo de treinamento para os responsáveis pelos núcleos de análises criminais de todo o interior do Estado. Os responsáveis pelos núcleos farão levantamento das situações que possam resultar em crimes de homicídios, tentativas e lesões corporais, todos inseridos na natureza dos crimes contra a vida.

Segundo a assessoria técnica Rosimeyre Fonseca, por meio do levantamento dos analistas criminais, delegados e comandantes militares podem desenvolver operações que inibam a atuação dos promotores da violência.

A ação em Sena Madureira e Manuel Urbano faz parte de um planejamento previamente elaborado com os representantes de núcleos localizados no interior do estado, realizado no início deste mês em Rio Branco.

Durantes as oficinas foram repassados computadores, nobreaks, câmeras fotográficas, impressoras multifuncionais, data show e GPS. Esses “kits” irão garantir a estrutura necessária às organizações policiais e atendem uma determinação do governo do Estado para garantir a segurança da população e também orientar qual tipo de ação policial é adequada à necessidades de cada município.

Semana Santa

Governo cria a Semana do Peixe à
 garante pescado para Semana Santa


A população da capital não deve ter dificuldades para seguir a tradição religiosa que restringe o alimento de carnes vermelhas. O governo do Estado instituiu na manhã desta segunda-feira 18, “Feira do Peixe” entre os dias 18 e 22 de abril com forte apelo ao incentivo da Agricultura Familiar. O local da feira é a Central de Abastecimento/Acre
 São toneladas de pescados produzidos por piscicultores acreanos, vendidos a população ao preço de R$ 6,50 para nas espécies de tambaqui.  Autoridades, secretários de Estado e do município, agricultores e piscicultores, participaram da solenidade de lançamento da feira. Entre as autoridades presentes, o Secretário de Segurança Pública Reni Graebner,  comandante da Polícia Militar  José dos Reis Anastácio, o diretor de operações da SESP, Alberto Paixão e o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel-BM Flávio Ferreira Pires.
O governado Tião Viana autor da emenda que tornou a obra possível se disse particularmente feliz por tornar possível um empreendimento. Garantiu que nossa Ceasa, apesar de não ter a dimensão de similares nas demais capitais do País, “já uma referencia de organização”.
O prefeito Raimundo Angelim reconheceu que o espaço já foi estagnado pela intensa procura de novos Box e sente a necessidade de ser ampliado.
A idéia é tornar a feira do peixe um avento anual por ocasião da Semana Santa, inserido dentro do calendário de atividade do município de Rio Branco.


domingo, 17 de abril de 2011

agravamento da crise

O nivel das águas subiu de 15,98 para 16,12




A situação dos habitantes dos bairros atingidos pelas aguas do Rio Acre e  seu  principal afluente, o Riozinho do Rolla, está cada dia mais difícil. O nivel do rio Acre continua subindo e o numero de famílias em alojamentos no Parque de Exposição, pela Defesa Civil, continua aumentando.
 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tecnologia e mais informações

Analistas criminais dos municípios iniciam o mapeamento dos índices de criminalidade
Nonato de Souza
DECOM/SESP

Ações permitirão que as polícias Militar e civil, possam desenvolver seus planejamentos de operações.

Secretária executiva da diretoria de planejamento e estratégia, Rosimeyre Fonseca, enrega parte dos equipamento ao Ten.Cel-PM Aires

Assis Brasil Brasiléia e Xapuri receberam parte dos equipamentos  na terda do dia 14/04

Analistas criminais, delegados e oficiais daOPM recebem treinamentos e equipamentos
No início deste mês, a Secretaria de Segurança Pública - SESP (através da diretoria de planejamento e estratégico) promoveu uma reunião com todos os analistas criminais responsáveis pelos núcleos do interior, objetivando o planejamento das ações a serem realizadas durante o mês abri.
Entre as ações, a distribuição de kits (computadores, noo-brek’s, câmaras fotográficas, impressoras multifuncionais, data show e GPS) além de uma exposição das ferramentas e treinamentos capacitando-os a mapear os crimes de homicídios, tentativas de homicídios e de lesões corporais.
A secretária executiva do planejamento estratégico Rosymeire Fonseca, explica que através das informações repassadas pelos analistas, “delegados e comandantes militares poderão desenvolver as ações que impactarão nas operações que irão reduzir os índices de violência em seus municípios”.
A distribuição dos kit’s, bem como o treinamento de capacitação já foram levados aos núcleos de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó no dia 06 de abri.
Por todo dia de ontem equipes técnica da SESP, estiveram capacitando analistas criminais de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.
Presentes a reunião a delegada de Polícia Civil de Assis Brasil, Elenice Frez Carvalho e o 1º Ten. PM Francisco Airton carvalho leitão comandante do destacamento militar do município.
O delegado de policia de Epitaciolândia, Sérgio Lopes de Souza, de Brasiléia o delegado Cristiano Ferreira de Bastos e o Ten. PM Rômulo da Costa Modesto. De Xapuri estava presentes o Sargtº PM Elcimar, representando o comandante, Capitão PM Denilson.
A reunião de Brasiléia aconteceu no auditório do Ministério Público.  Hoje as mesas equipes se deslocaram para Sena Madureira, onde já os aguardavam também responsáveis pelo núcleo de Manuel Urbano.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Rio Acre  subiu 27 centímetros
e mais famílias são atingidas

Nonato de Souza
DECOM/SESP
Rio Acre alaga e atinge cententas de famílias na capital e interior
A contínua subida do nível das águas nos afluentes do Rio Acre é motivo de preocupações para o Governo do Estado. No Parque de Exposição, centenas de famílias já estão alojadas em abrigo improvisados pela  Defesa Civil  e outras famílias aguardam acomodações.
O Governo do Estado assim como o Prefeito da capital se fazem presentes. O governador Tião Viana determinou que todos os órgãos púbicos de envolvam no auxilio às vitimas. O prefeito Raimundo Angelim  improvisou seu gabinete ao lado do acampamento dos desabrigados  para que o atendimento as vitimas seja o menos burocratizado possível.

De acordo com relatório diário da Coordenação Estadual da Defesa Civil o nível do rio Acre continua subindo. Aumentou hoje mais 27 centímetros e alcançou a marca de 15,71 metros contra os 15,44 registrados na manhã de ontem, dia 12.  O principal afluente do Rio Acre, o Riozinho do Rolla, cuja cota de transbordamento é de 14,00 metros já está 15,03 metros.

INTERIOR

ASSIS BRASIL – A cota de alerta é de 11,30. No ultimo dia 10 a cota já estava em 12 e continuava subindo, lembrando que naquele município a cola de transbordamento é 12,50 metros  
BRASILEIA/EPITACIOLÂNDIA - Neste município o registro feito na manhã de hoje é 11.27 metros. Subiu 45 cm nas ultimas 24 horas. A cota de alerta  é 9,80 e o transbordamento é 11,40

XAPURI – diversas famílias já foram atingidas pelas água do Rio Acre. O nível registrado no município é 14,16. A cota de alerta é de 12 ,50 e o transbordamento acontece quando a nível chega acada dos 13,40

SENA MADUREIRA – O rio Yaco transbordou desde segunda feira dia 11 quando  a cota de 14 metros foi  superada. A cota de transbordamento do rio Yaco é de 15,20 e metros e hoje pela manhã chegou a casa  dos 15,09.

TARAUACA  - No  município de Tarauacá, cujo afluente é o rio Tarauacá que banha a cidade é o rio Muru, já atingiu a cota de alerta que é 8 metros. A boa noticia é que há sinais de vazante. Os 8,36 registrados na segunda-feira dia 11,  baixou para 8,08 nesta quarta-feira

CRUZEIRO DO SUL - O Rio Juruá que banha o município tem como afluente o Rio Moa. A situação é preocupante. Muitas famílias já foram retiradas de suas casas e estão alojadas em abrigos improvisados pela Defesa Civil. A cota de alerta de 11.80 metros do Rio Juruá já foi superada e na manhã desta quarta-feira atingiu a marca dos 12,65 metros

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ATOS INSTITUCIONAIS

ESTADO DO ACRE
DECRETO Nº 1.650 DE 8 DE ABRIL DE 2011

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe  confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,

RESOLVE:

Art. 1º Nomear SUSIE ELIZABETH TEIXEIRA LAMAS, para exercer cargo em comissão, referência CEC-5, na Secretaria de Estado de  Segurança Pública– SESP.
Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com  efeitos a contar de 1º de fevereiro de 2011.
Art. 3º Revogar o Decreto nº 133 de 7 de janeiro de 2011.

Rio Branco-Acre, 8 de abril de 2011, 123° da República, 109º do Tratado de Petrópolis e 50º do Estado do Acre.

Tião Viana
Governador do Estado do Acre

=======================================
ESTADO DO ACRE
 
DECRETO Nº 1.626 DE 8 DE ABRIL DE 2011

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe  confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,

RESOLVE:

Art. 1º Nomear GISELLE GABRIEL GADELHA, para exercero cargo de Diretora do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança – CIEPS, na Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP.
Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a contar de 07 de abril de 2011.

Rio Branco-Acre, 08 de abril de 2011, 123° da República, 109º do Tratado de Petrópolis e 50º do Estado do Acre.

Tião Viana
Governador do Estado do Acre
===============================================
ESTADO DO ACRE
DECRETO Nº 1.649 DE 8 DE ABRIL DE 2011

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,

RESOLVE:

Art. 1º Nomear MILENA MELO DE ARAÚJO, para exercer cargo em comissão, referência CEC-2, na Secretaria de Estado de Segurança Pública– SESP.
Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a contar de 8 de abril de 2011.
Rio Branco-Acre, 8 de abril de 2011, 123° da República, 109º do Tratado de Petrópolis e 50º do Estado do Acre.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre
Polícias Militar e Civil fazem balanço
trimestral dos índices de criminalidade     
Assessoria PM/AC    
08-Abr-2011 
Agenda faz parte das estratégias adotadas pela Secretaria de Segurança Pública para redução da violência
Uma comissão formada por integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública do Estado reuniu-se durante toda a semana para discutir o balanço das ações de segurança pública que são executadas desde o ano passado.
A agenda faz parte das estratégias adotadas pela Secretaria de Segurança Pública para redução da criminalidade do Estado. Essa ação busca, através da integração das forças públicas e da análise criminal de dados, definir estratégias conjuntas de ações operacionais e investigativas para diminuir a violência.
A PM e a Polícia Civil trabalham com um conjunto de metas a serem cumpridas. De acordo com a tenente-coronel Lúcia, comandante do 1º Batalhão, que é responsável pela área central da cidade, as metas estão sendo atingidas e os índices de criminalidade ficaram muito abaixo com relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Nos meses de janeiro a março de 2010 houve seis homicídios, já no mesmo período de 2011 não foi registrada nenhuma morte na área da 1ª Regional.
 Redução ocorre de forma universal 
A diminuição dos índices repete-se em todas as regionais. Outro exemplo considerável ocorreu na área do Segundo Distrito da capital, que é policiado pelo 2º  Batalhão. Segundo dados apresentados pelo comandante major Kinpara, ouve uma queda de 31% em todas as ocorrências, o que reflete a ação efetiva do policiamento preventivo desenvolvido na região. Também foi verificada uma redução de 31% nos roubos em via pública, que era um dos principais problemas enfrentados pela população.
Nos demais batalhões, a redução ocorreu de forma equilibrada, com alguns destaques ocorridos na redução do número de homicídios. É o caso do 4º Batalhão, localizado no Conjunto Universitário, que teve uma redução de 33% no número de mortes violentas.

domingo, 10 de abril de 2011

Líderes e a equipe de Governo


Governador faz prestação de contas
 dos cem dias de administração



Esta semana, líderes comunitários estiveram reunidos com o governador Tião Viana. A reunião aconteceu no auditório da SGA (Secretaria de Gestão Administrativa) e serviu para que o governador apresentasse seu secretários e principais assessores, além de fazer a prestação de contas dos primeiros cem  dias de sua administração.
Cada secretário  pode fazer  uma prelação do que já foi realizado até agora e as metas a serem cumpridas  no futuro.  
 O secretário de Articulação Institucional professor José Rego,  deu as boas vindas e apresentou um planejamento de metas da administração de Tião Viana para os próximos quatro anos.
O secretário de segurança pública delegado Reni Graebner  sintetizou o plano de  projeções de metas  para reduzir   os indicadores de violência   e aproveitou para dizer que o plano já apresentado e aprovado pelo governador será apresentado em fóruns com as comunidades do interior.
Pelo lado das lideranças o presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), Gilson Albuquerque, agradeceu a consideração do convite a sugeriu outra reunião fosse agendada com mais calma para que cada liderança pudesse falar e apresentar reivindicações.

sábado, 9 de abril de 2011

Fórum de Segurança Pública é instalado em Xapuri

Instrumento vai potencializar a participação
popular no combate à criminalidade



SESP instala Fórum Municipal de Segurança em Xapuri

A Secretaria Estado de Segurança Pública iniciou sexta-feira, 8, a instalação dos Fóruns Municipais de Segurança Pública. A iniciativa é inédita. O processo de instalação começou por Xapuri, o município que revelou o líder ambientalista Chico Mendes para o mundo, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião.
Há no Brasil um movimento em torno de Conselhos de Segurança Pública, mas o modelo adotado no Acre é diferenciado porque permite uma flexibilidade na mobilização tanto das instituições formais quanto das informais.
A cerimônia de instalação do primeiro Fórum Municipal de Segurança Pública contou com as participações de representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada, que puderam expor as suas propostas de forma aberta e democrática.
No geral, nos municípios, a prefeitura, o Ministério Público, a Defensoria, a Polícia Militar a Polícia Civil e a sociedade discutem o tema da segurança publica, mas o fazem de forma isolada.
A ideia dos Fóruns é permitir que este debate aconteça de forma integrada.  Outra novidade é que o Fórum não cria uma nova instituição: ele atua como mobilizador das existentes.
O Secretário Adjunto de Segurança Pública, Ermício Sena, resume a iniciativa: “Os governos da Frente Popular, através da integração de nossas forças policiais, das conferências de segurança pública, da integração de políticas públicas e principalmente das oficinas do Plano de Governo Tião Viana nos permitiram construir um Plano de Metas de redução da criminalidade e da violência”.
Segundo Sena, o plano passou por várias fases na sua construção, mas uma das principais é a validação na sociedade.  O secretário acrescenta que os fóruns permitirão que a sociedade debata e ajuste as operações que os órgãos de segurança pública definiram como prioritárias. “Outra novidade é que os resultados destas reuniões poderão ser enviados ao Comitê de Governança, que reúne quinzenalmente sob a presidência do Governador Tião Viana”, destacou.
Anfitrião, o prefeito Bira Vasconcelos (PT) argumentou     que a iniciativa contribui sobremaneira para garantir a participação popular e das instituições para tornar a segurança mais eficaz e eficiente, por meio da integração de política públicas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
“Estou muito animado com esse momento porque vai permitir que o debate acerca da Segurança Pública aconteça no município de forma integrada e participativa”, finalizou.   

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fórum municipal de Segurança Pública em Xapuri

Governo reúne sociedade civil dos
municípios para debater políticas
de segurança pública 
Nonato de Souza
Departamento de Comunicação - SESP

A população de Xapuri está sendo convidada a participar de um fórum de Segurança Pública. Uma ação do Governo do Estado com vistas a construir a partir do olhar da própria sociedade, um diagnóstico que sirva de subsídios para a implantação das políticas de Segurança Pública.

O Fórum de Xapuri acontecerá a partir das 15hs, desta sexta-feira dia 8, no Salão Paroquial. Na oportunidade será apresentado o plano estratégico de metas para reduzir os índices de criminalidade, construído com a visão dos gestores de segurança pública já apresentado a provado pelo governador Tião Viana.
Agora, o mesmo plano será apresentado à sociedade civil de cada município para uma discussão mais ampla e possa receber as alterações eventuais tiradas dos anseios populares.
Esse encontro em Xapuri é primeiro entre os fóruns que serão levados a todos os municípios do Estado. Segundo o secretário de Segurança Pública, Dr. Reni Graebner: “A realização dos fóruns permitirá que um diagnóstico amplo possa propor ao Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública iniciativas que somente os órgãos de segurança do município podem visualizar como sendo viável e adequado as suas especificidades, tanto do ponto de vista operacionais quando dos elementos que compõe a rede governamental e não governamental de cada município”.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tião Viana convoca 120 novos policiais Militares

   
Tatiana Campos    
06-Abr-2011 
Governador autoriza chamamento de
aprovados no último concurso público


Os novos policiais serão lotados, principalmente, na região do Alto Acre. Tarauacá, Vale do Purus e Cruzeiro do Sul também serão contemplados (Foto: Sérgio Vale/Secom) 

O governador Tião Viana anunciou na tarde desta quarta-feira, 6, a convocação de 120 policiais militares, aprovados no último concurso público, realizado em 2009. Dentro de nove meses os novos policiais deverão ser integrados ao efetivo de forma plena, após passar por toda a formação necessária.

Os policiais serão lotados, principalmente, na região do Alto Acre. Tarauacá, Vale do Purus e Cruzeiro do Sul também serão contemplados. “Na próxima semana eles deverão ser chamados, em seguida inicia o curso de capacitação, eles passam a prestar serviços intermediários e, estimamos que em nove meses eles estarão prestando serviços para a segurança pública de forma plena”, disse o governador.

A contratação de 120 novos policiais alegrou o comandante da Polícia Militar no Acre, coronel José  dos Reis Anastácio. “É um anúncio que supera nossas expectativas. Sabemos das demandas, das necessidades, mas também de todos os desafios que o Governo tem para superar. Estamos honrados e agradecidos a governador Tião Viana”.

O governador explicou que a iniciativa faz parte de uma política que será desenvolvida durante sua gestão, de contratação de policiais militares a cada ano, para reposição e aumento do efetivo. “No próximo ano, com certeza, anunciaremos bem mais que 120 novos policiais. E também estamos estudando a possibilidade de fazer um chamamento para polícia civil e corpo de bombeiros. Este é um compromisso que assumo com a PM e com a sociedade do Acre”.

Tião Viana também deixou claro que a iniciativa de aumentar o efetivo da polícia militar é um reconhecimento pelo esforço e dedicação que a corporação apresenta. “É um trabalho que eu reconheço, respeito e valorizo. Vejo que os policiais militares têm dado uma grande contribuição para a redução dos índices da segurança pública”, disse.

Hoje a corporação conta com 2.336 homens, sendo que pelo menos 85% deste total é lotado para a atividade-fim da PM, que é o policiamento ostensivo. Um policial militar em início de carreira ganha entre R$ 1.800 e R$ 1.900 no Acre.