quinta-feira, 17 de março de 2011

TREINAMENTO

Policiais participam de Curso de Ações
Táticas oferecido pelo Governo     
Tatiana Campos   / 17-Mar-2011 
Curso terá aulas teóricas e práticas em ambientes de selva, aquático e aéreo, incluindo paraquedismo
Foto: Sérgio Vale)



Governador ministrou aula inaugural na presença de autoridades militares e participantes do curso
Fazer 50 abdominais em um minuto, correr (com fardamento completo) dez quilômetros em uma hora e suportar pressões psicológicas extremas. Esses são alguns dos desafios físicos e emocionais aos quais 45 policiais estarão submetidos no Curso de Ações Táticas do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
O curso faz parte da política de valorização e formação continuada que o governador Tião Viana vai executar em seu governo. É coordenado pelo Bope e supervisionado pelo Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps). Com duração de 49 dias, a aula inaugural, com a presença do governador, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Biblioteca Pública.
O sargento Sidney Jesus, há 14 anos no Bope, foi um dos aprovados no teste de seleção e espera concluir o curso, que teve sete desistentes na semana zero. “É uma oportunidade para me aperfeiçoar. Primeiro, é um momento de melhorar os conhecimentos, de aprimorar a formação. Mas, além de tudo isso, é uma grande satisfação pessoal participar desse curso”, avalia.
O coordenador do curso, tenente-coronel Ulysses Araújo, explica que os participantes são submetidos a uma pressão psicológica intensa e levados aos limites físicos e emocionais. “A intenção é prepará-los para tomada de decisões sob forte pressão, como em tomadas de reféns. É um curso que testa os limites, que exige muito esforço e que nem todos conseguem terminar. Eles estão conscientes de que vão passar por situações extremas”, disse.
O governador Tião Viana falou do orgulho de proporcionar um curso especializado como esse para os policiais acreanos. O curso, aliás, foi aberto para participantes de Rondônia e Amazonas. “É um desafio. No Rio de Janeiro, de 60 policiais que iniciaram, apenas 17 concluíram. Quero dizer que estarei ao lado dos que desistirem, porque cada um sabe o seu limite. Tenho certeza de que cada um tem plena consciência dos desafios impostos. O curso abre perspectivas de um tempo de valorização na carreira policial”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário