domingo, 20 de março de 2011

COMBATENDO AS DROGAS

MP promove concurso para combater
drogas  aos estudantes de Sena Madureira

Nonato de Souza
ASCOM/SESP
 Em 18/03/2011



Autoridades e pessoas da comunidade lotaram o auditório da escoçla Estadual Julio Matiolle em Sena Madureira
Durante anos, câncer e AIDS foram responsáveis pela atenção máxima da ciência. Combatê-los era prioridade absoluta até que no final da década de 70, sugiram as drogas.

Claro não havia a dimensão contemporânea. A repressão era a única política publica voltada para combatê-la. Mas aí sua expansão fugiu ao controle.
Hoje é considerada “questão” de saúde pública e discutida em três principais eixos: Prevenção, Tratamento e Redução de Danos. Neste contexto, não se descartam a repressão como mecanismo de punição.

Para o procurador geral do Ministério Público do Acre, Samy Barbosa: “Para cada dez crimes envolvendo homicídios, roubos e furtos, oito estão ligados diretamente ao trafico e consumo de drogas”.

Enquanto o coordenador do Conselho Estadual de Entorpecentes, professor Mário Elder, avalia as drogas como sendo um inimigo poderoso: “Temos que vencer o prazer que a droga causa no primeiro momento (até levar o usuário à total dependência) e o dinheiro”.

E explica: “Na avaliação do setor especializado da ONU, as drogas já superaram o PIB Americano no montante do capital envolvido, segundo dados de 2010”.

O mundo busca alternativa para eliminar inimigo tão poderoso. No Acre não é diferente! Políticas de combate às drogas e seus efeitos na sociedade é uma das principais políticas públicas do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública.

É discussão principal na elaboração do planejamento estratégico de metas de redução dos índices de violência da Segurança de Segurança Pública (SESP) para 2011.

No âmbito do Ministério Público Estadual, as drogas é também destaque no seu plano estratégico de metas previstas para este ano.

Na última quinta-feira dia 17, Governo do Estado e Ministério Púbico, assinaram convênio voltado para combater o crime organizado, principalmente o tráfico de drogas no Município de Sena Madureira (distante a 170 km de Rio Branco).  
“Pelo alto índice de registros de ocorrências policiais, envolvendo uso e tráfico de drogas”. Ratifica o delegado geral de polícia no municio, delegado Alberto Falistes.

O Ministério de Público de Sena Madureira está literalmente envolvido no assunto. Na sexta-feira 18, reuniu autoridades, líderes sindicais, estudantis, comunitários, professores e alunos - no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Julio Matiolli - para o lançamento do 1º Concurso Cultural: “Combate as Drogas Ações Pela Vida”.
“Esse concurso foi elaborado a partir do envolvimento de setores e segmentos organizados da sociedade de Sena Madureira”, afirma a promotor chefe do MP daquele município, Vanessa de Macedo Muniz.

O diretor de Operações da SESP, delegado de Polícia Federal (aposentado) Alberto Nascimento Paixão, representou o secretário de Segurança Reni Graeber.  Avalia todos como responsáveis pelo estágio atual em que as drogas chegaram:

“Os pais por omissão, os educadores por medo e as autoridades por não terem dado a importância necessária ao assunto. Quando se tratar de drogas, podemos ser tudo, menos omissos. Precisamos ter coragem e confiança nas instituições para vencer o inimigo tão poderoso”.

Um comentário:

  1. Muitoo boa essa repostagem, a SESP fazendo seu papel de combate ao crime, em todas suas cirscunstâncias. E Estado precisa mesmo intervir nessas situações, pois a sociedade ainda se omite alguns desses assuntos, e mulheres vítimas se submetem a tamanho absurdo.

    Parabéns pela respostagem.

    Danielle Prado

    ResponderExcluir