segunda-feira, 28 de março de 2011

Plano estratégico de Segurança Pública
 para 2011 é apresentado ao governador

Escrito por Nonato de Souza
Decom/SESP – Em 28/03/2011



 
O governador Tião Viana esteve reunido hoje pela manhã com todos os operadores de Segurança Pública, para se inteirar do planejamento estratégico de metas  de redução dos índices de violência  projetados para 2011.

Após ouvir a explanação dos técnicos da Secretaria de Segurança, polícia e Militar e Civil ele se disse satisfeito e aprovou o plano. Pediu maior concentração de esforço no combate  ao trafico de drogas e na área das comunicações para que todo a planejamento aprovado  possa ser  convertido em sensação de segurança para a população.

O governador disse que todos têm que ter humildade para falar das deficiências, unir esforços. Garantiu que pela oposição que ocupa não está acima do conhecimento dos gestores da segurança pública e sua função é garantir a governabilidade para que os planos, metas e projeções sejam alcançados. O plano estratégico de metas já  foi apresentando mas delegacias e batalhões militares de 18 municípios de Acre.

AS ferramentas são:

- PAINEL DE ACOMPANHAMENTO DOS INDICADORES DE VIOLÊNCIA;
- PAINEL DAS METAS OPERACIONAIS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA;
- PAINEL DE MENSURAÇÃO DE RESULTADOS DAS OPERACÕES;
- PAINEL DE PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO

De acordo com o painel apresentado nas reuniões realizadas e agora aprovadas pelo governador, todos os setores   estão contemplado:

Operação Carnaval 2011 - Prevenir e reprimir os CVCV  no período do carnaval  Executores : Policia Civil, Polícia Militar, Detran, Furepol  Colaboradores: FEM, Prefeituras, Bombeiros, SAMU, RBtrans e Ciretrans, Conselho Tutelar, Juizado da Infância, Tribunal de justiça (Juizado Especial Criminal).
Operação Captura - Capturar  indivíduos com mandados em aberto na Regional. Executores: Policia Civil e Militar  Meta Mensal: Cumprir no mínimo 3 mandados de prisão. Operação Repressão ao Tráfico de Drogas - Combater o tráfico de drogas em territórios de alta incidência de venda . Executores: DRE e BOPE  Parceiros: Ministério Público, Polícia Federal  Meta Quadrimestral:  1 operação  com inteligência realizada na capital e 1 em cada regional do interior.

Operação  Arrastão  - Combater o tráfico  nos pontos quentes da Regional por um período de 24 horas . Executores: Policia Civil e Polícia Militar Meta Mensal:  1 operação saturação 24 horas realizada nas Regionais. 
Operação Saturação  - Estabelecer pontos fixos de abordagem e policiamento nos pontos quentes de violência e criminalidade. Executores:  Polícia Militar

Operação Boemia - Fiscalizar e abordagem em bares, inferninhos, boites, áreas de postos de combustível e vias públicas Executores: Policia Civil, Policia Militar, Furepol, Corpo de Bombeiros Militar Colaboradores: Conselho Tutelar, Semeia. Meta  Mensal: A partir de 30% dos estabelecimentos da regional/município De 20 a 30% dos  estabelecimento da regional/município.

Operação Sossego =  Combater os crimes ambientais, poluição sonora, alcoolemia e acidentes de trânsito na Regional/Município.  Executores:Batalhões Regionais da PM, Pelotão Florestal da PM,Detran,Policia Civil,  Colaboradores:  IMAC, SEMA, SEMEIA.
Meta Mensal  Acima de 1 operação na regional /município 1 operação na regional /município
Sem operação na regional /município
Operação Autoria de CVCV =  Identificar autoria de CVCV e Latrocínio. Executores: Policia Civil
Meta  Mensal:  Identificação de mais de 50%  de autores na regional/município.  Inferior a 50% dos autores  na regional/município.
Operação Visita Solidária - Acompanhar as vítimas de ameaça, lesão corporal e tentativa de homicídio.  Responsáveis: Policia Civil e Polícia Militar  Meta Semanal:  Acompanhamento de 100% das vítimas na regional/município  Acompanhamento de 80% das vítimas na regional/município. Inferior a 50% de acompanhamento de vítimas na regional/município .

Operação Laudo Prioritário  =  Priorizar os laudos dos inquéritos do CVCV de maneira a elaborá-los em até  10 dias do requisitório.  Executores  Departamento de  Polícia Técnica PC
Meta Semanal:  100% dos laudos elaborados no prazo.  50% a 99% dos laudos elaborados no prazo.  Inferior a 50%.

Operação Mulheres: Implementar e acompanhar a execução das medidas protetivas  Executores: DEAM Meta Mensal: Acompanhamento de 100% das vítimas na regional/município  Acompanhamento de 80% das vítimas na regional/município.  Inferior a 50% de acompanhamento de vítimas na regional/município.
Operação Corregedoria  em ação. Supervisionar escalas dos policiais civis nas delegacias, bem como dos oficiais de operações da Polícia Militar nas ruas, objetivando averiguar as atividade desempenhada e regularidade presencial e correicional. Executores: Corregedorias PC e PM
Meta Mensal; Supervisão de 5 ou mais unidades;   Supervisão de 1 a 4 unidades;  Sem supervisão
Operação Pagamento:  Reduzir os índices de roubo e furto no período de pagamento dos servidores públicos, através de ações de repressão e prevenção nas imediações de bancos e locais de grande concentração de pessoas  Executores : Polícia Militar e Polícia Civil  Meta Mensal Redução de 10% CCP em relação ao mesmo período do ano anterior. Redução de 5 a 9% CCP em relação ao mesmo período do ano anterior
Operação Festa Tranqüila: Operação em festas regionais com grande quantidade de participantes Executores: Polícia Militar, Polícia Civil, Detran , Furepol.  Meta Anual - Realização de 2 ou mais operações na Regional/município. Realização de 1 operação na regional/ município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário